Pular para o conteúdo principal

5 características da pessoa expansiva



Olá, pessoal!



5 características da pessoa expansiva
Expandir: crescer e transcender



       Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva? Como alguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidianoComo é viver mais feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?  

       Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos limites paralisantes da zona de conforto, como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de "modo expansão"

       A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida

       A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se conscientizou que, devido à nossa tendência natural ao comodismo, nunca estamos nos esforçando o suficiente.
        Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:
      
"O que ainda posso fazer para tornar a minha vida minimamente melhor, hoje?"

       Segue abaixo, então, algumas características típicas que consideramos fundamentais para definir o perfil expansivo. Veja se você se reconhece.


Veja o nosso livro: Crescer e Transcender - Os benefícios do Autoconhecimento e as Características da Mentalidade Expansiva


1 - Mente aberta

       Essa primeira característica poderíamos dizer que é até mesmo intuitiva. Como alguém poderia se expandir se sua mente for fechada, conservadora e presa a ideias e valores fixos?
        Quanto mais expansiva a pessoa é, mais a sua visão de mundo é relativizada. Não que os limites não existam, mas eles estarão sempre sendo testados a partir de novas (auto) descobertas.

       Modelos e padrões tradicionais? Não fazem nenhum sentido num universo mental expansivo. Não há nada a seguir, a acreditar ou a se submeter por decreto ou tradição. Tudo só faz sentido a partir do efeito prático que possa gerar. 
       Quaisquer que sejam as supostas verdades, gurus, técnicas, estratégias ou "segredos" que forem apresentadas ao expansivo, serão avaliados, testados e assumidos conforme à necessidade dele naquele momento.

     Não há nada absoluto, como sistemas de crenças ou valores eternos e intocáveis. Serão vistas como tentativas de controle e alienação coletiva por quem tem uma mente sem fronteiras delimitadas. 
       Tudo que represente limites e proibições arbitrárias e insensíveis não farão parte do seu horizonte de valores. É isso que dá vitalidade à mentalidade expansiva.  

       "A vida é selvagem", como diria o radialista e escritor Flávio Siqueira, e tentar enquadrá-la sob certas condições e molduras, simplesmente deixará muitas das suas experiências fascinantes e construtivas de fora.
       
       Se você é alguém expansivo, sabe que o melhor está sempre além do óbvio e não tão ao alcance da mão. 
       Por isso seu radar estará sempre ligado para captar os sinais de satisfação que transcendem os limites e soluções tradicionais que o mundo tão "gentilmente" oferece.


2 - Tem compromisso com a felicidade

       Qual poderia ser o objetivo final de quem se expande, não é mesmo? 
       Além do mais, ser feliz é o objetivo final de tudo o que qualquer ser humano faz. O que acontece é que alguns se perdem nas suas jornadas pessoais por preferirem dar atenção aos "cantos de sereias" que estão no ar.  
    
       O expansivo não funciona assim. Ele tem o que podemos chamar de forte senso de dignidade.
       E o que seria esse senso de dignidade? Significa que, em tudo o que ele se envolver no mundo, vai sempre primar pelo respeitosegurança e satisfação pessoais. Numa palavra: felicidade
       Sob hipótese alguma, ele se deixará arrastar e se sujeitar a algo que lhe deprecie ou desumanize. Seu compromisso em tudo que pensa, planeja e faz é com o próprio bem-estar

É evidente que, quando em grupo, a pessoa expansiva é cordial e ética. Nunca, porém, se comportará em prejuízo das suas necessidades existenciais.

Ele pode até ir na festa dos amigos, participar de alguma atividade com outras pessoas, fazer um favor para alguém, mas isso jamais será para conseguir atenção ou agradar a opinião pública.
       Egoísta, individualista e metido? Podem dizer isso dele, como forma de chantageá-lo. Mas ele não cederá facilmente. Sua autodeterminação deixa ele consciente do que faz e porque faz.  


>> 5 sinais de que é hora de DESISTIR

3 - Personaliza tudo o que faz

       Quando você não segue mais os ditames da sociedade, naturalmente tenderá a viver da sua própria maneira. E todos logo vão perceber: você não é mais um.

       Personalização é a identidade social da mentalidade expansiva. Alguém sabiamente já disse "Não se pode chegar aonde ninguém chegou fazendo do mesmo jeito que todo mundo faz". Há muita verdade aí.

       O que faz um indivíduo um indivíduo? Quando ele age e se comporta conforme as suas características pessoais únicas. Não tem nada de excentricidade nisso.
       Note: as pessoas sofrem porque estão sempre imitando umas as outras. E não dá para fazer as coisas como todo mundo faz o tempo todo. Por que gente diferente fazendo tudo igual poderia chegar aos mesmos resultados? Não dá. A frustração não tardará.
          
       Desde uma arrumação em casa, a produção de uma festa, uma apresentação profissional ou acadêmica, qualquer que seja o projeto, o expansivo (você?) imprimirá a sua marca.
       A expansão legítima se caracteriza pela originalidade do comportamento. Você como um ser singular, tem mais do que o direito de fazer tudo do jeito que melhor expresse a sua natureza.


>> As 4 fases da mentalidade expansiva

4 - Tem relacionamentos construtivos

       Conversas frívolas, pessoas vazias e tóxicas, eventos sem sentido, situações desgastantes, tudo isso é letal para o estilo expansivo de serO nosso mundo pessoal tem de ser um reflexo de quem somos e vice-versa.
       Já que uma pessoa de personalidade não se deixa dragar pelos apelos do mundo, ela só se envolve com o que lhe é de algum modo útil e edificante

       Todas essas "características expansionistas" são mutuamente sustentáveis. O pragmatismo aparentemente frio que estamos descrevendo nesse item é apenas mais um elemento da engrenagem:
       Alguém inconformado tende a expandir a visão, em busca de experiências mais dignas e satisfatórias. Torna-se então mais do que natural querer se relacionar apenas com o que é benéfico.

       Qualquer ação e interação será em função do crescimento, essa é a atitude básica do modo expansivo de ser.
      
       Todas as situações servirão de algum modo para o seu aprimoramentodesenvolvimento ou diversão.
       Objetos só serão adquiridos desde que sirvam como ferramentas para tornar a vida mais fácil e confortável, não por algum capricho fútil. 
       As pessoas? Muito do que fazemos ou não em nossas vidas, dependerá em parte da qualidade das nossas companhias. O expansivo só terá em sua órbita as mais colaborativas e interessantes possíveis. 

>> 20 atitudes para melhorar os seus relacionamentos [2018]

5 - São exploradores

       Gente consciente se torna naturalmente expansiva porque tem mais contato com a realidade, ou seja, vê de modo mais amplo e mais profundo o mistério da vida.  E portanto, mergulha mais facilmente no desconhecido à procura de experiências mais significativas.

       Já viu como as crianças se comportam em qualquer lugar? Todo objeto logo vira um brinquedo
       Os adultos expansivos também são assim, exploram e descobrem funções, utilidades e possibilidades em situações, nas quais a maioria nada vê.                 
       O expansivo vai sempre saber como tirar proveito de situações, reformar e reciclar objetos, redecorar ambientes e espaços. Não há limites para a sua visão exploradora.

       Mais do que descobrir e reaproveitar os elementos que encontra, o expansivo se aventura em novos cenários, sempre visando melhorar e crescer.
       Se é uma nova técnica, ele vai querer testar. Abriu um novo bar, ele vai conhecer. Surgiu um aplicativo, um programa de computador, uma técnica nova de exercício? Ele será o primeiro a verificar. 
       Mas a vontade brotará de uma necessidade interior real, e não pelas "tendências".  

       No modo expansão, você estará sempre transcendendo a você mesmo. 

Haverá sempre uma inquietação por uma utopia (algo que ainda não existe). 

Sim, porque nem sempre as formas disponíveis serão as mais adequadas. E aí uma nova rota, um novo método, um recurso diferente tem de surgir.
É preciso construir novos mundos
       
       Esse é definitivamente o passo extremo!

       De repente, você gera um negócio, uma forma de fazer dinheiro, inventa algum dispositivo, e isso porque os meios tradicionais não davam mais conta. 
       Veja os tantos exemplos de pessoas criativas da história só do último século. Todas eram exploradoras que transcenderam a realidade das coisas conhecidas. 
       
       Isso não significa que se você não se tornar um Bill Gates ou um Einstein, não estará no modo expansivo. Explorar é sempre possível, mas com as condições adequadas e disponíveis.
       Eles não fizeram só porque exploraram além das fronteiras, mas porque tinham as possibilidades para tal.
      
       Explore os seus próprios recursos a partir da sua realidade. E você também poderá transformar os elementos ao seu redor e mudar o seu mundo. Isso é transcender
        Você mesmo, aí onde está, já deve ter descoberto ou explorado algo novo (um lugar, um conhecimento, uma comida), e de algum modo a sua vida foi impactada por essa conquista.
       Percebeu? Você já está além da grande maioria. E essa sensação não tem preço. 
       O próximo passo, o "passo extremo", só depende de você.
       


       E então, você se reconheceu? Esperamos que sim. 
       Contudo, nunca seremos capazes de delimitar em algumas características a mentalidade expansiva. Ela não se deixar encaixar e definir. 
       Você mesmo, ao mergulhar nesse mar infinito de possibilidades, vai descobrir e experimentar realidades que nós nem suspeitamos. 
       E é bom que seja assim.


Boa viagem, desbravador!


Leia também:

As 4 fases da mentalidade expansiva


Conheça alguns dos meus livros sobre autoconhecimento:


    

Comentários

  1. Você conhece a KIWIFY? É um plataforma de PRODUTOS DIGITAIS nova em que você pode vender produtos e começar o seu NEGÓCIO PRÓPRIO. Acesse o link e conheça https://kiwify.info/GWwPmIOs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidos:

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,