Pular para o conteúdo principal

Os 6 passos iniciais para uma vida mais plena



Olá, Desbravadores!


   

        Viemos de uma caminhada. Já vimos os obstáculos que impedem você de deixar a "zona de conforto", também refletimos sobre as características da pessoa expansiva, assim como destacamos as fases da mentalidade expansiva. 
       Neste texto, vamos tirar apenas as conclusões das nossas reflexões, em função de uma vida mais feliz (link afiliado). Decidimos, então resumir isso em 6 passos iniciais.
       (E se esse é o primeiro post que você está lendo em nosso blog, precisamos alertá-lo: aqui você não vai jamais ler que pode tudo, mas poderá, refletindo conosco, descobrir que você pode muito!)
       


1 - Ouça a sua dor

       
       Você presta atenção nas suas dores? Elas são sinais de que algo precisa ser feito. Não se sinta mal por se sentir mal. Os mal-estares e dores são benéficos. Eles dizem que você não está bem, que você precisa mudar, pois não vive como gostaria. 
cresceretranscender.blogspot.com.br
Não se deixe conformar!

       É absurdo pensar que "temos que" nos sentir felizes apesar de qualquer coisa ou só por estarmos vivos. 
       Somos felizes ou infelizes sempre por causa de alguma coisa. Todas as pessoas são assim, mesmo que muitas delas não saibam e outras mintam a esse respeito. Se você está infeliz, certamente algo precisa ser mudado urgentemente.

       O inconformismo é a pré-condição essencial para você alterar seja lá o que for na sua existência de modo que ela ganhe sentido.
       Sem o inconformismo não haverá mudanças transformações profundas em nenhuma área da sua vida. 

       Portanto, esqueça todos aqueles que reclamam e reclamam e não tomam atitude, esses já tem o que precisam. 
       A partir de hoje, ouça o seu inconformismo e deixe se guiar por ele. Ele diz muito de você para você.


2 - Desinstale-se

       Não dá para mudar nada ficando parado. Mas como saber que você não está mais no mesmo lugar? 
       Pelas ideiasatitudes comportamentos que você estará cultivando.  

        Desinstalar-se é mudar, sair em busca de soluções alternativas para o seu atual estado de vida. É deixar a mesmice diária, explorar novas atitudes e caminhos, fazer novas amizades. 
       Você sabe que se desinstalou quando tudo aquilo que for repetitivo e monótono lhe incomodar profundamente.

       Sair do lugar pode ser simplesmente dizer não ao que você sempre dizia sim. Ir a lugares diferentes dos que você sempre vai. Assistir vídeos educativos ao invés daqueles com gatinhos e bêbados agindo engraçado.

       Inscreva-se naquele curso de artesanato ou de línguas. Reforme ou redecore a sua casa. Rompa com tudo o que for desnecessário e que esteja travando a sua vida.

       Enfim, desinstalar-se é se livrar de tudo o que lhe mantém cativo da monótona e destrutiva "zona de conforto". 


cresceretranscender.blogspot.com.br
O conforto às vezes é sufocante!

       A desinstalação é o indicativo de que você está vivendo sob um novo impulso interior, a tendência expansiva.

       Você lá no fundo sabe do que estou falando e o que você precisa fazer. Tudo na vida, coisas boas e ruins, depende de movimento para funcionar. 

       Portanto, movimente-seTodo movimento leva à mudança, desde que se torne uma prática diária. 
       
       Será que não está na hora de romper os seus limites?


3 - Crie uma rotina construtiva

       Você está vivendo tudo em função da sua vida ideal? Não basta só querer viver de modo diferente e melhor, você precisa fazer tudo o que seja necessário para se aproximar dessa vida.

       Tudo depende da mudança de hábitos, isto é, de uma nova rotinaNinguém muda se altera uma ou outra coisa uma vez ou outra, mas sempre volta aos mesmos hábitos.
       Mario Sérgio Cortella gosta de dizer que o problema não está na rotina, que pode ser boa ou ruim, mas na monotonia. De fato, é essa condição que nos mata aos poucos. 

cresceretranscender.blogspot.com.br
Vamos por partes!

       Quer sair da monotonia? Mude os hábitos.
       Hábitos não são simplesmente abandonados como roupas velhas. Eles devem ser substituídos por outros tão satisfatórios quanto os anteriores. Veja mais nesse post
       A sua nova rotina tem de espelhar ou indicar, ao menos para você, que a sua vida está seguindo outro caminho. 

       E cuidado com atitudes e comportamentos incoerentesÉ como se você desse dois passos para a frente (mentalidade expansiva) e depois dois passos para trás (atitude conformista). Não faz sentido, não é mesmo?
       Você quer ter mais dinheiro? Gaste menos.
       Quer deixar seu trabalho e empreender? Estude e pesquise tudo o que é preciso para ir por esse caminho. 
       Está precisando arrumar mais tempo? Elimine da sua vida todas as coisas (e pessoas) que não lhe trazem nenhuma vantagem.

        Você precisa se policiar. Veja se as suas práticas são condizentes com a mentalidade construtiva e progressiva que você está desenvolvendo. Caso contrário, troque os seus hábitos por outros que reflitam sua disposição interior.


4 - Estabeleça metas

       Mais do que um método, ter metas ajuda a medir tanto a quantidade como a qualidade do seu progresso. 
       Fixe um objetivo pequeno para alcançar, dentro de um curto período de tempo e se volte para ele. Atingida a meta, reveja o processo e faça os ajustes necessários. Só então estabeleça outra meta e siga o processo. 

      Vá devagar para não desanimar.

       Quer dominar um assunto? Veja quanto tempo leva e trate de cumprir dentro do prazo. 
       De repente você quer entrar em forma (link afiliado) para o verão, procure uma dieta com exercícios e siga as orientações. 
       Precisa se livrar daquela tralha do quarto ou quintal? Essa é uma boa meta para colocar você em movimento.


cresceretranscender.blogspot.com.br
Os passos iniciais devem ser os mais firmes!

       Comece com aquilo que você sabe só depende dos seus empenho e disciplina. Mais tarde, depois de já se sentir confiante, ouse estabelecer metas em que outras variáveis, como clima, oportunidade e a vontade alheia, terão alguma influência.

       As metas devem ser simples no começo para que você saiba que são alcançáveis. Isso despertará em você uma vontade de sempre ir adiante.


5 - Cuidado com as "boas intenções"

       Sabe qual é o seu pior inimigo? É aquela pessoa que quer te ajudar a qualquer preço, mesmo sem a menor condição. 
       Os inimigos tradicionais, todos conhecemos como funcionam. Não é desses que estamos falando.

       De fato, os que mais nos atrapalham são as pessoas verdadeiramente "bem intencionadas" que nos são mais íntimas e próximas: parentes e amigos.

       Veja se você se identifica:
"Cuidado, hein! Você sonha demais." 
ou:
"Você tem que arrumar um emprego para garantir um futuro." 
ou ainda:
"Como assim? Ter seu próprio negócio? Melhor casar para ter alguém que vai ajudar nas despesas de casa".

      Bem, você pode imaginar outras variações de frases com essas, todas bem intencionadas (e que um dia foram úteis) mas extremamente mortais para a vida no século XXI.
cresceretranscender.blogspot.com.br
Não dê ouvidos!

       Nossos entes queridos são parte de uma rede mais ampla, a sociedade, e eles "precisam" dar satisfação a ela sobre tudo. É a ordem estabelecida, o status quo, que eles sempre seguiram. Morrem de medo de ir contra a maré e por isso querem fazer você voltar ao bom caminho.

       Não é por maldade, eles de fato querem ajudar. Mas, apesar da preocupação, a boa intenção não qualifica ninguém para fazer o bem que deseja.
       Num avião, cujo piloto teve um mau súbito, alguém sem nenhum treinamento e só porque tem boa vontade não pousará a aeronave.

       Portanto, fique ciente que ao deixar o tradicional e costumeiro, a resistência começará pelos mais próximos.
       É preciso persistir até eles desistirem.


 Frequentemente nós não percebemos quem realmente devemos ser, porque estamos ocupados tentando viver segundo as ideias dos outros.
(Oprah Winfrey)

6 - Selecione suas companhias

       Expandindo o tópico acima, mas focando agora no mundo social exterior com o qual você invariavelmente vai se relacionar, tenha isso presente: escolha bem seus contatos!

       Pessoas conformadas e adaptadas não são muito dadas a mudanças e transformações. Isso lhes soa perigoso e arriscado. 
       Funciona assim: a maioria das pessoas vivem num ambiente, sob certas condições. Elas mutuamente se influenciam, repetindo os gestos, hábitos e comportamentos umas das outras. Não é à toa que dificilmente algo será alterado ali, a não ser segundo os padrões dominantes. Num ambiente desses, gente inconformada é o problema.

       Para elas o incoformado é um estranho, um sonhador metido e excêntrico, por querer mudar o mundo. Aqui a questão não é a boa intenção (ítem 5), mas a falta de senso e a maledicência mesmo.

       Pessoas que querem, no máximo, mudanças superficiais e pontuais não se importam até mesmo porque não conseguem entender a necessidade que alguns carregam por mudanças radicais e estruturais - gente como você.

       Percebeu agora por que é preciso rever o tipo de pessoa com o qual você se cerca? Gente conformada atrapalha, desanima e pode colocar você -iniciante no desenvolvimento da mentalidade expansiva - em sérios apuros.
       
       Uma leitora, que preferiu permanecer anônima, nos contou que quando está com duas amigas e fala em mudar profissionalmente a sua vida, elas apoiam e lhe dão força. Mas quando saem em um grupo maior e ela fala dos seus desejos, as "amigas" parecem ficar com vergonha, exibindo um "sorrisinho cínico de canto de boca", segundo ela. E por isso elas tem se visto cada vez menos...

       Veja o que nos lembra sobre sucesso, o filósofo Alain de Botton (original em inglês, aqui):
O que eu argumento não é que devemos desistir das nossas ideias de sucesso, mas que devemos nos certificar de que elas são nossas. Deveríamos focar nessas ideias e ter certeza que as possuímos, que somos realmente os autores das nossas ambições. Porque já é ruim o bastante não conseguir o que você quer, mas é ainda pior ter uma ideia do que se quer e descobrir no final das contas que aquilo não era o que você queria desde o começo.
       
       O quanto antes você entender que o mundo não vai estar sempre do seu lado, melhor. Ganhe tempo e preserve sua saúde psicológica se conhecendo mais para poder definir mais claramente os seus próprios caminhos.
       Muitas dessas pessoas podem até lhe dar certo apoio moral no começo, mas ao perceberem que você vai "contra as regras", pouco a pouco vão deixando você de lado
       Portanto, livre-se delas primeiro, e vá ser feliz!
cresceretranscender.blogspot.com.br
Quem vem junto?      

       Na linha que seguimos em nosso blog, são esses os passos iniciais práticos e testáveis (faça e verá!) que acelerará a mudança que você precisa em sua vida. 

       Pode ser que você não atinja todas as experiências dos seus sonhos, mas chegará a patamares de satisfação muito maiores.


Até mais!


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.   ...

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta e...

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos...