Pular para o conteúdo principal

Você não "tem que"...[2018]


Olá, pessoal!

cresceretranscender.blogspot.com.br
Você não tem que NADA!
       
       O texto dessa semana quer chamar atenção para algo bem simples, mas que está na base de muitos problemas emocionais e afetivos. 
       Estou falando da "necessidade" de corresponder a padrões comportamentais impostos a nós por mil e uma fontes que, se fôssemos olhar mais de perto, veríamos que não nos representam.

       Você ouve isso tanto aí fora que já nem nota. É o famoso "tem que".

       Mas, por que nos submetemos? Por que aceitamos ser como bonecos de corda, teleguiados para realizar tarefas e ações que não tem nada a ver com quem somos ou sonhamos nos tornar?

       A falta de autoconhecimento certamente explica muito da nossa falta de autonomia. E pessoas que não regem a sua própria vida vivem apenas para agradar os outros.

       Se você ao menos se conhecesse melhor, veria que não tem que...

Leia também: 5 sinais de que é hora de DESISTIR


1 - ... suportar a vida

       O que faz você feliz? Já parou para pensar nisso?
       A maioria das pessoas nem se dá conta do que de fato as emociona, e vive segundo padrões que não tem nada a ver com suas verdades interiores.

       Não que as pessoas vivam buscando ser infelizes. O problema é quando a infelicidade aparecer, você ir se acostumando, se ajustando. Achando normal.
       Um conjunto de racionalizações vem à mente para justificar a sua situação infeliz: "Não se pode ter tudo", "a vida é dura", "bom não está, mas o que se vai fazer?". 

       Será que essa infelicidade expressa nessas frases é de fato tão necessária à vida? 
       Ou você está pagando por um pacote ou produto que não encomendou? 
       Quem está ganhando com a sua passividade? O mercado? A empresa? A outra pessoa da relaçao? 
       Os outros, não é? Sempre eles.

       Questione se a sua infelicidade faz parte do seu processo de desenvolvimento pessoal ou é algo que simplesmente lhe disseram para que você se encaixe ao sistema social dominante (status quo).
    
       Vida como um peso? Isso é um contrassenso. Tudo bem, vamos deixar passar que a vida tem lá seus contratempos, mas daí a ser algo para se suportar?

       Não sei se você notou, mas em todo esse lance de "ter que" se esconde a ideia exterminadora de sonhos e de identidades chamada conformismo
       Quanto mais engolimos essa ideia, mais vamos achando normal aceitar humilhações e suportar desgraças, e com o tempo perdemos o nosso senso de dignidade.
       Assim, sem nos darmos conta, vamos confundindo a vida com um "teste de resistência" e o mundo como um "campo de provas". E o prazer e alegria, onde entram?
    
       Se está doendo, não é vida. Esqueça essas superstições que dizem que você "tem de passar por isso". 
       Levante-se daí. Saia. Invente qualquer coisa e mude a sua situação. 
       Os outros podem não gostar e nem mesmo entender. Eles não precisam. Mas você, sim. Compreenda a sua situação, veja o que pode fazer e mexa-se. 

Leia também: As 4 fases da mentalidade expansiva ?

2 -...aguentar tudo

         Seu emprego, seu marido, seu namorado, seu chefe, seus "amigos". 
       Quantas coisas você aguenta porque assim disseram e você aprendeu que devia ser? 
       E o que você ganha com isso? Stress, insônia, está sempre de mau-humor. 
       Organize-se, veja o que de fato vale a pena levar adiante. Separe aquelas outras que você precisa continuar fazendo por um tempo. Já aquelas que nada lhe acrescentam, jogue fora. 
      Por que inventaram essa ideia de que a dor nos torna mais sábios? 
       Se acreditássemos de fato nisso, por que estamos sempre buscando melhorar de vida, deixar situações desconfortáveis e que nos magoam, tanto física como emocionalmente? 

       Crescer incomoda porque faz com que nos desinstalemos das nossas posições tradicionais. Mas, uma coisa é um incômodo que nos beneficia e nos fortalece. Outra coisa são incômodos que só nos machucam, nos torturam, e que no fim das contas só nos deixam amargos e ressentidos
       Esteja sempre atento para o seguinte: crescimento nunca deve ser confundido com tormento
cresceretranscender.blogspot.com.br
Você não tem que sofrer!


Leia também: Viver: o que não fazer ?

3 - ...ser como todo mundo


      Eis a raiz de todos os males: ser como os outros. Quantas vezes você já deve ter ouvido ou lido de que o veneno da autoestima é a comparação
       Você se compara com os outros porque não tem isso, não faz aquilo, não consegue aquilo outro. Mas se esquece de que eles vivem sob outras condições e com outros recursos. 
       Ser como os outros é se destruir pouco a pouco, é se alienar de si mesmo. Ao tentar ser como eles, você não apenas não terá sucesso como esquecerá a sua própria identidade.

       Por que você não olha para você e se compara com os seus ideais e projetos

       Você pode até se inspirar lá fora, mas deve seguir apenas os seus projetos interiores.
       Mergulhe dentro de si e se pergunte: "O que eu gosto e o que eu quero?"
       
       Você verá que muitas das respostas, ou ainda os ensaios de respostas que virão à tona, não terão tanta relação com as exigências do ambiente. A sua voz interior será "Ei, e quanto a você?"

       Uma vez em contato com as suas reais necessidades, muita coisa aqui fora vai começar a parecer bem supérfluo e sem graça. 
cresceretranscender.blogspot.com.br
Você não tem que copiar ninguém!


4 - ...estar no controle

       Pois é. Embora os livros de autoajuda digam que você pode ser tudo o que quiser, bastando utilizar as técnicas certas, vibrar positivamente, se comportar como as pessoas "altamente eficazes", não é bem assim
       Você não controla todas as variáveis que dão forma à realidade da vida. As doenças, as perdas em geral e a morte estão aí o tempo todo para nos lembrar dos nossos limites.

       Você não tem todos os recursos e nem controla todas oportunidades necessários para realizar aquele sonho de vida ou a vida dos sonhos. 
      
       Quantos acidentes acontecem na vida que nos roubam o tempo, o dinheiro, a disposição emocional?        

       Você pode até tentar e se recupera o mais rápido possível, claro, mas o tempo perdido não pode ser recuperado. Ou pode?  
       Pois é. Cadê o controle?
       As suas economias podem ser consumidas de repente por uma doença. Será que você conseguirá ajuntar novamente a mesma quantia?
       E os traumas emocionais de todo tipo que lhe rouba um tempo precioso que você poderia usar para obter e viver outras experiências bem mais agradáveis? 
      
       Você não tem que nadaVocê precisa ser. 
       Precisa descobrir quem você é e, de acordo com isso, fazer de tudo para ir o mais longe possível na realização dos seus sonhos.

        A resposta para o que você precisa está dentro de você. Naquele lugar com o qual você se desconectou, porque estava ocupado demais sendo amestrado e doutrinado a olhar para os outros, para o mundo, para tudo o que não "tinha que"

       A vida começa quando as obrigações alienantes acabam. Pense nisso. 


cresceretranscender.blogspot.com.br
Você não tem que, você só precisar ser!


Até mais!

Leitura sugerida:





Leia também:

Os 5 mitos que afastam você do amor

Zona de conforto: por que você não sai dessa

5 sinais de que é hora de DESISTIR


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,