Olá, pessoal!
![]() |
Realidade Alternativa: dê um novo rumo à sua jornada |
E se você pudesse viver a vida que sempre sonhou? E se para isso, fosse possível a você criar uma outra realidade alterando aspectos indesejáveis da sua situação atual?
E se você descobrisse que a realidade não é algo lá fora, objetiva, física, já dada e determinada, à qual você só tivesse de se submeter e se adaptar?
E se a realidade fosse algo criado por você? Manifestada em todos os aspectos a partir da sua consciência como observador?
Você gostaria que as coisas fossem desse jeito, fale a verdade? Nós do lado de cá adoraríamos.
Mas, vamos além, e imagine agora que você pode não só mudar a sua situação em geral, mas criar outra completamente diferente: um outro mundo ao seu redor, uma realidade nova, um "universo paralelo"?
E se eu dissesse que enquanto você lia essas frases acima, você já estava fazendo exatamente isso - e que todos estamos - só que sem se dar conta, agindo e reagindo no piloto automático?
E então?
Mas, espere, que história é essa de "universo paralelo"?
Vamos dizer que - e nisso a maioria de nós concordaria - a realidade é em grande parte o resultado de uma construção psicológica. O mundo em que vivemos reflete em grande parte o que pensamos ou achamos de nós e dos outros e como interagimos com o ambiente.
Por exemplo, você pode viver sob o mesmo teto com alguém, fazerem coisas parecidas, dividirem cama, mesa e banho, terem muito em comum nos hábitos diários, e ainda assim cada um viver um conjunto de experiências, uma "realidade" totalmente diferente.
Em outras palavras, se a minha realidade psicológica é diferente da sua, isso acaba afetando e construindo em muitos sentidos as experiências emocionais, sociais e mesmo físicas que eu faço do mundo.
Todos nós, embora parecidos, vemos coisas de modos diferentes, sentimos o mundo de maneiras diversas. Não é de hoje que sabemos disso.
"Eu vivo num mundo diferente do seu." ou "Você não está na minha pele" ou "Se você estivesse no meu lugar, veria as coisas como eu vejo".
E é verdade. E em nossa linguagem traímos aquele princípio conformista e nivelador de que "somos todos iguais".
Mas mesmo nós em nosso íntimo, podemos mudar, e isso acaba alterando o cenário a nossa volta. Podemos, sem nem nos dar conta, mudar os nossos sentimentos e expectativas sobre alguém ou alguma coisa, e toda a nossa realidade presente e futura envolvendo aquilo, muda.
Enfim, se é que podemos mudar de realidade, bem melhor será para nós se de maneira consciente e deliberada, criarmos os nossos "universos paralelos".
1 - Qual o tipo de vida que você quer?
O que você quer ser?
Como queria viver?
Que tipo de experiências você gostaria de ter no seu dia-a-dia?
O que você poderia alterar para ter ou ao menos se aproximar dessa realidade que você idealiza?
Agora, olhe tudo o que está aí ao redor de você. Olhe mesmo. Veja as coisas que você não quer. Considere as situações que você não gosta, que você não escolheu e apenas se adaptou a elas por convenção social ou por falta de alternativa?
Que tal começar jogando parte disso tudo fora, ou ao menos deixando de lado?
Olhe para tudo que lhe causa mal-estar ou não lhe beneficia, que está prendendo você, e na medida do possível, elimine da sua vida: objetos, hábitos, contatos sociais, relacionamentos, situações, obrigações, etc.
Alguém já disse que se você quer mudar o mundo, deve começar arrumando o seu quarto. Então, comece por ele ou por aquele conjunto de pequenas coisas que lhe aborrecem.
Inicie uma limpeza da sua vida, excluindo tudo aquilo que lhe aborrece, atrapalha e lhe mantém nesse torturante e monótono estado mental de que tudo só pode ser como é.
Se livrar do que você não quer já é um grande passo. É como se você tirasse o mato de um terreno baldio, e o preparasse para construir algo em cima.
Suponhamos que todas essas coisas que você não quer na sua vida são esse "mato" que você precisa retirar.
Você já percebeu que a sua vida não é interessante não tanto pelo lhe falta, mas pelo que tem de ruim ocupando espaço nela? Não, eu não falei do seu namorado. Não ponha palavras no texto!
Você jamais alterará qualquer coisa, viverá outra realidade, enquanto você continuar produzindo e mantendo a mesmas situações.
Que tal viver uma vida alternativa? Cercada e preenchida de elementos que fariam você se sentir numa outra realidade, digamos, em um "universo paralelo"?
É possível. Tudo o que você precisa é saber como fazer isso.
![]() |
Universo Paralelo: conheça a sua nova versão! |
Se você só reclama, provavelmente só consegue se ver como uma vítima impotente das circunstâncias. Logo, tudo de ruim continua presente na sua vida.
Não porque você pensa negativo. Mas, sim, porque você pensa mal, se sente mal, age ou só reage mal. E por isso tudo se mantém.
É você quem está causando e mantendo essa situação.
Você passa os dias vendo e vivendo do mesmo jeito, se sentindo do mesmo jeito porque sempre foi assim desde o passado. E, advinha? A tendência é que o seu futuro continue sendo assim.
E se considerarmos a nossa mania humana de esperarmos sempre mais do mesmo, quanto mais frustração mais traumas, quanto mais traumas mais paralisado você se sentirá. E por consequência você ficará revivendo o passado ruim e antecipando um futuro péssimo, baseado somente no que você vive, sente e vê.
Você fica imaginando o emprego que perdeu ou que gostaria, o relacionamento que não deu certo e que queria, a situação material desagradável que se arrasta por anos, tudo o que não tem...e sofre.
Como você pode perder tempo com tudo isso? Por que ficar se importando com coisas e pessoas que lhe prejudicam ou se foram? Reconhecê-las é uma coisa, se apegar a elas é outra.
Por que não olhar ou se voltar para as coisas que você gostaria de ser, ter e viver, e se movimentar na direção delas?
Imagina, em termos de relacionamentos, você ficar lamentando a ausência de alguém que lhe jogou fora? Claro que isso lhe levará a pensar na sua falta de valor, na sua inadequação e incompetência como ser humano?
O que você ganha focando e revivendo dores provocadas por eventos que já passaram? Emprego, aquelas amizades que se foram, todas aquelas perdas...
Pare com isso. Livre-se de tudo o que você não quer na sua vida. Pare de pensar e repensar em tudo o que lhe fez mal, senão isso vai continuar sendo real na sua vida, porque você continua tendo perto o que confirma a sua situação.
É o que alguns identificam em nossa psicologia como "desatenção seletiva" ou "tendência confirmatória": você só vê o que quer e está acostumado a ver.
Oras, se isso é uma característica de nossas psiquê, então que tal usá-la para criarmos uma nova realidade?
Mude. Mova seus pensamentos, sentimentos e ações para coisas, pessoas e situações que conecte você com o que você quer.
Não é melhor distrair a mente com o que lhe faz mais feliz, mesmo que ainda não seja real, do que ficar revivendo e reprisando na mente o que já passou e lhe fez tanto mal?
➽ Não deixe de ler também: Os 6 passos iniciais para uma vida mais plena
2 - Criando a sua realidade
Alterar o seu mundo é criar uma vida alternativa, um conjunto de coisas novas, que chamaríamos - em sentido próprio ou figurado, você decide - um universo paralelo.Mas de acordo com o universo em que esse blog existe, vamos pensar nisso primeiramente como uma metáfora.
Escolha tudo o que você gosta, as coisas que lhe dão alegria e prazer (o que você não queria já foi para o lixo, não é?).
Se aproxime o máximo que puder dessas coisas, em atenção e ação, nem que seja apenas por imagens, vídeos e áudios.
Como seria a sua vida se você vivesse do jeito ideal?
Imagine quais seriam os hábitos, a sua rotina diária, as roupas que usaria, os lugares que iria, como seriam os seu relacionamentos e interações?
Visualizou? Que sentimentos essas experiências até agora só imaginadas geraram em você? Prestou atenção em como você se sentiu? Porque os sentimentos bons são as primeiras evidências da sua nova vida. E você quer sentir essa vida de verdade, não quer?
Agora assuma esse estilo de vida.
Como assim? Passe a praticar na medida do possível e alcançável, esses hábitos, crie essa rotina, mude o vestuário, o cabelo, a armação dos óculos. Vá à aqueles lugares, crie ou busque aquelas interações.
Só a empolgação que essas pequenas atitudes internas e externas lhe trarão, já transformará você e o seu universo emocional. Pouco a pouco isso se tornará palpável.
Foi aqui que aquela história da "lei da atração" falhou, ao dizer que ao se sentir bem, você atrairia mais coisas boas. Não é bem assim. Não é mágico.
Na verdade, você foca no que quer, se sente bem, age se conectando com as condições e meios adequadas que, combinados, vão alterando toda a sua vida.
Ou seja, mesmo quando alguma coisa parecer que se materializou do nada, foi na verdade por algum gesto seu, ainda que pequeno, que em interação com outros fatos, lhe beneficiaram.
Digamos que você quer pintar sua casa, mas não tem dinheiro. Fala para todo mundo disso. As pessoas espalham a informação. Um dia alguém liga para você e fala "Ei, ouvi falar que você tá precisando de tinta. Tenho umas latas que sobraram aqui, venha pegar".
Todo pensamento gera uma reação física, a emoção. Essa se traduz exteriormente pela linguagem corporal, afetando e produzindo algo na realidade exterior.
Perceba ou lembre o seguinte: quando nos sentimos bem ou melhores, a nossa linguagem corporal muda. Agimos e reagimos diferente, de maneira mais expansiva e comunicativa. As pessoas nos olham diferente, reagem de maneira positiva, nos respeitam, nos admiram, nos ajudam.
A nossa interação com os outros muda ou simplesmente tem início.
O mundo nos reconhece ou passa a conhecer. A nossa presença no ambiente é notada, aumenta ou causa algum impacto.
Viu? Acaba de nascer a sua realidade alternativa, um "universo paralelo" melhor e maior do que o anterior.
![]() |
Realidade alternativa: a perspectiva muda, e o quadrado fica redondo |
Ainda lembra do seu modelo ideal e pessoal de vida?
Mire-se nele. Foque tudo o que pensar, lembrar e fizer em atingir esse modelo.
Suas ações e reações precisam refletir, espelhar esse modelo de vida.
Você verá, sentirá que tudo o que não colabora, não combina, não se assemelha com ele, você quase que inconscientemente evitará. Encontros, gastos, situações e pessoas desinteressantes e improdutivos... serão excluídos do seu novo cenário de vida.
Você se pegará vivendo, fazendo, buscando somente aquilo que lhe anima, lhe empolga e lhe inspira.
Pode parecer pura fantasia a princípio, um "faz de conta". Mas você ficará tão viciado no estado emocional bom que esse estilo de vida produzirá em você que continuará nessa "vibe". Notará de repente que terá passado uma hora, um dia, uma semana sem se sentir mal. Tudo porque você focou e se voltou apenas para o que lhe dá alegria.
Você se sentirá criativo. Vai estar sempre tentando inventar algo, melhorar uma situação, improvisar qualquer coisa, ainda que ali na sua simples rotina diária, tudo na intenção de manter naquele sentimento de bem-estar.
Se brincar, em pouco tempo, você já colecionará lembranças diferentes, de situações e experiências que você nunca pensou que viveria.
Terá estabelecido contato com pessoas ou ambientes interessantes que você nem suspeitava que existiam.
Você terá percebido algo está muito diferente. Que tudo em sua volta parece igual, mas ao mesmo tempo, emocionalmente, você terá uma outro olhar sobre você e sobre o mundo.
➽ Leia também: 6 gatilhos para a felicidade e 5 características da pessoa expansiva
3 - Mas é realmente um "universo paralelo"?
"Será que mergulhei num universo paralelo, em que coisas antes impossíveis, aqui são possíveis? Uma realidade na qual sentimentos que eu nem sonhava ter, coisas que eu nem sonhava em fazer, hoje são normais? Será essa uma versão 'atualizada' e 'melhorada' do meu velho eu?"
Esse pensamento lhe recorrerá de vez em quando. E você não vai querer deixar de lado essa sensação por nada.
Vai focar mais nisso, querer mais disso. E mais disso irá produzindo e vivendo, até sem se dar conta. Entra no piloto automático, como ante você fazia, só que do modo errado.
Se você não se observasse, não se conhecesse, diria sem pensar que está simplesmente "atraindo". Mas, você sabe, não é magia.
Foi você mudou em pensamentos, sentimentos, comportamentos. E isso fez com o que a sua experiência do mundo à sua volta mudasse também.
Haverá coisas ruins, mas que você logo dará um jeito de contorná-las, resolvê-las e ou evitá-las.
Sua vida já não é mesma de antes. O seu universo de coisas mudou.
Mas será que, de fato, você alterou a sua realidade em termos físicos? Será que a Mecânica ou Física Quântica tem a ver com isso, como querem tantos gurus por aí afirmar?
Bem, esse campo é uma área vasta e muito complicada, em que muitos não se entendem sobre como interpretá-la. Portanto, muita gente pode lançar mão de uma palavreado mais ou menos ligado a esse área do conhecimento e dizer o que bem quiser.
Claro que, como fizemos aqui, tratamos dos termos "universo paralelo" e "realidade alternativa" como metáforas para as novas situações e transformações que todos nós podemos fazer em nossas vidas. E a partir daquilo que os mais ousados "gurus quânticos" dizem ser os elementos fundamentais para essa mudança: pensamentos e sentimentos bons, ações e reações adequados, alinhados entre si.
Sabemos que muito do que chamamos de Realidade, de Universo (ou multiversos?) ou Natureza ainda tem muito para nos revelar, e talvez por isso o pouco que conhecemos nos deixe confusos, levando alguns a preencer as lacunas com suas fantasias.
Contudo, não podemos dizer que muitas outras coisas não são possíveis ou que não existem, simplesmente porque ainda não compreendemos ou nem sequer alcançamos.
Se você considerar o que foi dito aqui e colocar em prática ao seu modo, as experiências da sua vida vão mudar, vão melhorar. Mesmo que você não esteja mudando para outros universos e realidades literalmente.
Hoje já se sabe que a linguagem humana é mais simbólica e significativa do que literal. E isso em todos os campos. Inclusive na tão pouco conhecida e compreendida Física Quântica.
Use o que dissemos e interprete a terminologia que você viu aqui (e verá muito por aí), da maneira que melhor funcionar e lhe orientar na construção de uma vida mais autoconsciente, adequada e feliz.
![]() |
Universo Paralelo ou Realidade Alternativa: resignificar e reinventar a sua vida |
Até mais!
Leia também:
Zona de Conforto: por que você não sai dessa?
5 "efeitos colaterais" do autoconhecimento
Comentários
Postar um comentário