Olá, pessoal!
Como primeiro texto convidado desse ano de 2018, trouxemos a contribuição da coach Aska Kolton, que segundo o site para o qual ela escreve, é uma "especialista em namoros desintoxicados" para mulheres que se amam e se valorizam.
Aska promete ajudar a todas as mulheres que quiserem parar de cometer erros afetivos, fazer escolhas românticas mais sólidas e encontrar o cara que elas merecem, um homem de qualidade, o "Cara Certo". Para atrair um homem de qualidade, a mulher tem de se tornar também alguém de qualidade, destaca Aska no vídeo de apresentação do seu site.
![]() |
Aska Kolton: especialista em relacionamentos |
No intuito de orientar as suas leitoras desiludidas e solitárias nesse sentido, Aska elaborou essas 5 perguntas a se fazer antes de buscar um amor.
Aska tem um jeito vivaz ao falar, e isso se expressa no seu estilo direto e descontraído ao escrever. Espero que gostem. Para quem quiser conhecê-la melhor, aqui está o site da autora.
Como o texto é notadamente dirigido às mulheres, mantivemos na tradução a intenção da autora, adaptando apenas ao nosso jeito de falar.
Aos meninos leitores do nosso blog, no entanto, advertimos que as perguntas são adequadas também para o público masculino. Em termos de relacionamento e envolvimento afetivo, homens e mulheres não são lá tão diferentes.
Então, vamos às dicas da nossa convidada!
[Texto original]***
Estar apaixonada é maravilhoso. Dividir a vida com alguém especial que te entende, te adora, e te ama pelo que você é, é uma delícia. Às vezes, no entanto, a gente precisa cuidar da gente, antes de estarmos prontas para atrair um amor assim.
Ao invés de simplesmente pular para outra aventura amorosa sem pensar, eu vou te desafiar a responder essas perguntas. Eu que sei, na época que eu estava em busca do amor, elas teriam sido bem úteis!
Mas não. Passei dez anos namorando todo tipo de mané que havia por aí. Tive meu coração partido diversas vezes e perdi um tempão. Tá, eu aprendi e cresci muito com isso, mas se você pode evitar sofrimento, bora lá, né?
No fim das contas, tudo valeu. Mas se você quer acelerar o processo e encontrar de uma maneira melhor a pessoa ideal, então eu acho que essas questões vão te ajudar.
Lá vai:
1 . Eu estou pronta?
Estar pronta não é só estar disposta a deixar de lado coisas como a sua independência e liberdade, se devotar inteira a um relacionamento e dividir a vida com outra pessoa, não. Estar pronta tem mais a ver com, desde já, solteira, estar vivendo plenamente. E, sem precisar de um parceiro, querer um.
Essa prontidão não tem a ver com desespero. E sim com viver sabendo intensamente o que se quer. Estar pronta é se sentir bem com a sua vida como ela é agora. Não é fazer de um parceiro um "tapa-buraco", mas, sim, construir uma vida que você ame. Quando você tá nesse nível de prontidão, você vai atrair gente feliz para construir relacionamentos alegres e duradouros.
*** Leia também: 10 razões para não virar amante ***
*** Leia também: 10 razões para não virar amante ***
2 . Eu estou feliz?
Você precisar estar feliz para poder achar alguém feliz, seja ele seja ela, com quem possa construir uma relação feliz.
Levou tempo até eu abandonar a crença de que eu seria feliz quando encontrasse alguém que se responsabilizasse por me fazer feliz. Hoje eu sei que a felicidade não vem magicamente assim que você encontra o amor da sua vida. A felicidade já tem de estar em você. Ninguém é responsável pela sua felicidade a não ser você! Você precisa sintonizar com a felicidade que está dentro de si.
Como fazer isso? Para começar, alterando a sua perspectiva e focar no que você já tem ao invés de se concentrar no que você teria estando numa relação. E minha ferramenta número um para sintonizar com essa felicidade interior é meditar regularmente. Isso ajudará você a focar mais no presente e assim será possível você sintonizar com o todo o resto que deixa você feliz.
Quanto mais feliz você for já agora, como solteira, mais construtivo você fará um relacionamento. E nem precisa dizer que, quanto mais feliz, mais gente igual vai chegar até você.
*** Leia também: Autoconhecimento e a desilusão amorosa ***
*** Leia também: Autoconhecimento e a desilusão amorosa ***
3 . Você sabe impor limites?
É legal imaginar que o amor não tem limites, e que uma vez encontrda aquela pessoa maravilhosa, a vida com ela será suave e tranquila. Lamento acabar com a festa, mas isso é receita para uma tragédia.
Sem limites saudáveis, você vai se perder em qualquer relação que se meter. Vai tentar agradar, se adaptar e se envolver a tal ponto que uma hora você nem vai lembrar de quem é ou das suas necessidades.
São os limites que constroem relacionamentos saudáveis. Eles ajudam você a se reconhecer. Os limites fazem com que os outros saibam como se colocar perante você e o que você espera deles. É uma forma de deixar tudo claro e mais simples. Limites são necessários na hora de namorar, se relacionar e, com certeza, quando você casa. É melhor estabelecê-los já e se apegar a eles.
Aqui vão alguns exemplos de limites que vão lhe ajudar a se manter atenta sobre quem você é, respeitando as suas necessidades:
- Não deixe de fazer o que gosta para agradar o outro
- Se pensa e sente vontade de dizer "não", diga "não"
- Sempre que puder, faça as coisas sozinha ou com os seus amigos
- Tenha seus próprios objetivos e sonhos
- Mantenha suas paixões e propósitos
Siga essas regras e você se sentirá mais forte nos primeiros dias do namoro ou dos relacionamentos. Você ganha mais respeito quando, devido aos seus limites definidos, comunica ao mundo que você se respeita.
*** Leia também: Por que tememos a rejeição? ***
*** Leia também: Por que tememos a rejeição? ***
4 . Eu me gosto?
O quanto de amor você tem por si é o que vai determinar as suas decisões amorosas. Se você não se acha digna de ser amada, vai se machucar muito na relação. Se você não acha que é a melhor coisa que já aconteceu na vida do boy, então não duvido que você ainda precise trabalhar esse amor próprio, coleguinha!
O amor próprio é decisivo. Ele faz você se apropriar de sua grandeza e singularidade. Com ele você assume as suas vontades. Você vai em busca do que merece sem ficar pedindo desculpas. Só quando você realmente se gosta é que consegue manter saudável o romantismo e fazer a relação feliz.
Para se aprofundar nesse lance do amor próprio e reconhecer o seu valor, faça uma lista das 100 coisas que você ama, admira e aprecia e respeita sobre você mesma. Aquelas coisas que faz você se orgulhar de si.
Você também pode criar um "ritual do amor próprio". Pela manhã, diga para si: "Eu amo você...então, hoje eu vou...comer algo saudável, me divertir um pouco, me exercitar, dormir mais cedo, caprichar naquele banho, ler um livro...E no fim do dia, antes de dormir, você pode se admirar e dizer: "eu amo você porque...você é uma pessoa maravilhosa, que coopera, divertida, gostosa, que soube lidar bem com aquele cliente no trabalho, limpou toda a casa e tá show"...etc.
*** Leia também: 5 mitos que afastam você do amor ***
*** Leia também: 5 mitos que afastam você do amor ***
5 . Eu sei o que quero de uma relação?
Só saber o que você quer num namoro não ajuda. Como também não resolve saber que cansou de ficar sozinha, nem que você sente falta de uma companhia interessante.
Você precisa saber com que tipo de pessoa quer compartilhar a sua vida. Como quer se sentir numa relação. Saber como quer que seja a sua vida ao estar num relacionamento. Acima de tudo, que espécie de criatura você quer para namorar.
Escreva num papel como isso deve ser. Ajuda a clarear e explora o tipo de relação que você quer ter. Ah, não esqueça daquelas coisas que não podem faltar. Sabendo disso você vai evitar lances que são vão te estressar e pessoas que não tem o que você quer e precisa. Para isso, você tem que saber a sua prioridade, né non?
Seja bem honesta consigo ao responder as perguntas, e não se julgue por querer o melhor para você. Sabendo disso, você se livra de muita decepção e economiza tempo. Se você quer namorar com uma pessoa ideal para você, para que o amor dure e prospere, é importante levar um tempo se conhecendo melhor!
Se as suas respostas indicam que você não tá pronta para amar, então você precisa se aprofundar conhecendo mais sobre si mesma. Será bom para você a longo prazo. É um investimento que você faz para garantir aquele relacionamento. E investimento leva tempo.
Comentários
Postar um comentário