Pular para o conteúdo principal

5 sinais de que é hora de DESISTIR

Olá, pessoal!

cresceretranscender.blogspot.com.br
Desistir: deixar de insistir.



       O que não tem remédio, remediado está. 

       Outra variação desse ditado é:       

       Quando não se pode vencer o inimigo, junte-se a ele.


       A minha grande dúvida é saber qual foi o contexto, a situação ou o problema que fez alguém pensar numa "solução" dessas? 

       O conformismo tradicional produziu o primeiro, mas o segundo ditado é simplesmente absurdo, seja como ideia seja como prática. 

       Bem, o intuito desse post é fazer com que você passe bem longe da ideia de deixar as coisas como estão, simplesmente porque sempre foi assim ou porque não sabe se deve se livrar de uma situação. 

       Na nossa sociedade civilizada, as soluções são sempre generalizadas, isto é, o que é bom para um deve ser bom para todos. Só esquecem de um "detalhe": há dores que  continuam sendo individuais e pessoais.

       Isso é um problema. 

       Se uma dor é pessoal, como a solução pode ser genérica?

       Quando você está mal e sabe que o seu problema não vai passar e nem se resolver sozinho, nem sempre a solução sugerida pelo exterior pode ser a melhor, principalmente se for uma que reflita os ditados acima.

       Em vez de você resistir e continuar tentando consertar e ajustar as coisas, talvez seja bom admitir que é hora de parar.

       Desistir? Sim, desistir. 

       Desistir é sempre uma opção. Não importa o que lhe digam. Não importa o politicamente (e socialmente e psicologicamente e religiosamente) correto. Você não só pode, como deve desistir, toda vez que sentir que precisa.

       Esse post é profundamente inspirado em um texto sugestivo da autora e coach de negócios, Cloris Kyle Stock
       Como há um bom tempo vínhamos querendo tratar desse tema, o texto dela nos incentou nesse sentido. 
       Embora Cloris trate da questão mais voltada para os negócios, nós aproveitamos para expandir o tema, de acordo com a intencionalidade do nosso blog. Adicionamos aos elementos do texto dela novas questões que envolvem outras áreas da nossa vida.

       Caso queiram ler o texto original de Cloris, está aqui.

       Finalmente, vamos ao que o título desse post lhe prometeu. Quais são os 5 sinais de que é hora de desistir?


>> Conheça o meu livro: Crescer e Transcender: Os Benefícios do Autoconhecimento e as Características da Mentalidade Expansiva


1 - A situação envolve toda a sua vida


       Sabe aquele mal que contamina toda a sua vida, influencia todas as áreas a ponto de fazer da sua festa uma velório? 
       E não falamos apenas do seu estado emocional, da sua irritabilidade. Não, não é isso.

       Estamos falando de algo que de tão horrível domina tudo o que você faz, tira a graça de tudo à sua volta.

       Como lembra Cloris: 
Você sabe que não consegue viver sua vida intensamente, porque não consegue parar de pensar sobre a sua situação. É preciso repensar porque você continua insistindo nisso.

       Estamos falando daquilo que estrutura e sustenta todo o sistema da sua vida

     O seu casamento, por exemplo. Ele estrutura a sua vida no aspecto social, financeiro, familiar, isto é, a sua vida matrimonial se torna como que uma grande casa sob a qual você vive.  

       Há situações que você só precisa mudar um elemento, um "tijolo", um detalhe. A questão aqui é o conjunto dos elementos, a própria casa, a estrutura como um todo.

       Quando a estrutura é o problema, como você mudaria algo apenas mexendo nos detalhes? 

       Você precisa mudar a estrutura!
    
        A situação geral é o problema. Assim precisa ser reconhecida e, no seu todo, alterada.

       Voltando à analogia do casamento. Não é a vida sexual que está ruim, ou a comunicação que precisa melhorar. Alterar algum desses elementos não funcionaria. É o casamento em si que tem de ser resolvido. 

       Eis o sinal que a solução é desistir: quando é a própria estrutura, a "casa" em que se mora, que precisa ser mudada.  A mesma analogia usada acima vale para a sua área profissional, área social, econômica, seja qual for a estrutura da sua vida.

       Se uma casa está condenada, não adianta pintar uma parede, trocar os quadros ou substituir a mobília. Tudo isso será destruído e esmagado quando a estrutura colapsar. E é bom você não estar debaixo.

>> Já viu o meu livro: Crescer e Transcender: Os Benefícios do Autoconhecimento e as Características da Mentalidade Expansiva


2 - Isso não vai acabar bem

       Você não gosta nem de imaginar a próxima hora nessa situação, o que dizer de mais um dia, mais um mês. Um ano? Jamais.

       Você não vê futuro.

      Já deu o que tinha de dar, se é que um dia deu. Não há futuro nenhum feliz do lado daquilo/daquele/a. É melhor parar. 

       Você até imagina cenários posteriores, caso faça isso ou aquilo, mas o resultado sempre se mostra bizarro e mortal para você. 

       "Embora a minha cabeça continue tentando fazer eu encontrar motivos para continuar, esse processo de racionalização acabará me fazendo sentir ainda pior quando penso nos resultados.", reflete Cloris.

       
       É impossível o andamento dessa situação gerar qualquer coisa boa na sua vida. É uma sensação constante de esterilidade. Sabe esse sentimento? Outro sinal.

       Sendo assim, se não tem presente, nem futuro, pra que continuar insistindo nisso? Masoquismo?


cresceretranscender.blogspot.com.br



3 -  Você se sente cada vez pior


       Por mais que você negue a situação, por mais que você queira disfarçar com sorrisos, aceitando ir a festas e eventos, e postando fotos felizes nos Instagram, a verdade é que não está funcionando. 

       Você foge, tenta viver como todo mundo. Mas a realidade é que você não consegue. A negação só vai piorar tudo - atente para isso! - a longo prazo. Você vai se tornar até mais agressiva.

       O fato é, você está cada vez pior. As coisas não estão se resolvendo, porque elas estão exigindo a sua atenção.


       Para os outros está tudo ótimo. Não tem nada incomodando ou fora de lugar. 

       Se é no trabalho, bem, "ruim com ele e pior sem ele". É o que dizem.

       Se for no casamento, "porque você não tenta uma terapia de casal...ir na igreja...tomar uns passes?" 

       Talvez o problema seja entre amigos, aquela turma com quem você sempre se reúne, mas que não está mais tão interessante quanto antes.

       Mas você - e só você - quer mudar. Os outros parecem não notar nada. Ou notam e aguentam, aceitam, se adaptam.

       Você e somente você está se esforçando para melhorar e resolver a situação. Ninguém mais.

       E aí, o que você vai fazer?

       Você já se viu numa situação dessas? Uma situação em que somente você parece intranquilo enquanto todo mundo parace "de boas"? E como você se sentiu? 

       Dá a impressão que só você não consegue ser feliz, não consegue relaxar, não consegue se enquadrar no grupo, na comunidade, na família, na turma, que somente você não nasceu para casar. 

       Nem tudo que afeta você vai sempre afetar os outros. As dificuldades podem ser iguais para todos, mas os problemas que elas geram podem variar de intensidade de pessoa para pessoa.

       Você está sofrendo com isso, os outros não. Advinha quem precisa fazer algo? Não negligencie esse sinal.

       Você precisa respeitar a sua sensibilidade individual

       Para você já deu.

       Ninguém precisa se mexer, já você...

>> Zona de Conforto - afinal, o que nos prende a ela?

5 - Você já acorda desanimado


       Se você tem alguma dúvida ainda, observe o seu ânimo em viver ou continuar a fazer o que está fazendo, logo pela manhã ao acordar

       Se ao abrir os olhos, tudo o que você deseja é não estar, não ver e nem vivenciar aquela situação, pronto, esse é sinal definitivo de que é hora de abandonar tudo, de jogar a toalha, de sumir.

       Geralmente no começo do dia dificilmente vamos estar irritados com algo ou uma situação específica, a não ser que já tenhamos um histórico negativo com aquilo. 

       Veja se esse histórico não é formado por todos os outros sinais citados acima.

       Se tudo já lhe é insuportável pela manhã, esse é o definitivo sinal de que você precisa desistir. E sair.

       Deixarei você com as palavras da nossa amiga Cloris:

       Tomar a decisão de desistir pode não ser fácil, mas vai abrir uma porta na sua vida para experiências de alegria e satisfação. Só desistindo dessa situação você terá condições de aprender, crescer e se expandir.
  ***


Até mais!


Leia também:







Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,