Pular para o conteúdo principal

Por que a indústria da autoajuda pode destruir você?

Olá, pessoal!



cresceretranscender.blogspot.com.br
Autoajuda: realmente empodera você?
     

       O post convidado desta semana é de Burak Bilgin. Ele escreve sobre desenvolvimento pessoal, mas de um modo bem realista e crítico, destacando as nossas possibilidades e limites, como vocês verão nesse texto. Dá para entender porque o trouxemos aqui, não é mesmo?

       O texto original se chamava This is how the personal development industry failed us - and this is how to set yourself free.



 Na tradução, trocamos a expressão "desenvolvimento pessoal" por "autoajuda" no título, porque em nossa cultura esse termo tem um sentido mais pejorativo, e porque é nesse sentido negativo que ele usa a expressão "desenvolvimento pessoal": enganador, sensacionalista e motivacional barato.

E como ele também escreve sobre desenvolvimento pessoal, não queríamos deixar você confuso.

       Esperamos que gostem. 

       Boa leitura!


***



Agora mesmo, a sua vida está perfeita!

Como eu sei? Porque se não estivesse, você já teria mudado. 

Toda e qualquer mudança que você quer fazer traz custos e benefícios. Você olha os benefícios e os deseja. Mas lá no fundo, você sabe o que vai lhe custar. E então você evita mudar.

Além do mais, a maioria das mudanças com que você sonha não combinam entre si.
  • Você sonha ser um grande sucesso na sua área de atuação, mas ao mesmo tempo você queria era ficar à toa, cercado dos amigos e da família.
  • Você sonha em ter um relacionamento de verdade, mas ao mesmo tempo você quer ficar saindo com todo mundo.
  • Você sonha com um corpo sarado e forte, mas simultaneamente você quer permanecer no sofá comendo tudo o que gosta.

Tá, você tem a sua própria lista de contradições. A realidade é sempre mais complicada e com certeza você tem muitos desejos que não combinam entre si.

Eu gostaria de viver numa grande cidade barulhenta. Mas ao mesmo tempo, eu gostaria de viver tranquilo, mais perto da natureza. Eu gostaria de viver numa região de clima temperado do Mediterrâneo, onde se falasse inglês, onde eu desenvolvesse alguma atividade econômica, perto de belas praias. 

Mas tudo isso junto não combina. Não "orna".

Posso lhe garantir que, a não ser que você seja extremamente realista, você tem sonhos e quereres que não combinam.


Em outras palavras, você é irracional e dá uma viajada. Assim como eu.


       E são essas contradições na sua cabeça que impedem você de alcançar os seus objetivos. Elas não deixam você progredir na vida. Elas impedem você de se realizar, em todo o seu potencial.


Eu preciso discordar do Sr. Maslow 

"O que alguém pode ser, ele deve ser. Isso é o que chamamos de autorrealização"  

(Abraham Maslow -psicólogo americano)


Você não pode ser tudo o que quer. 

Eu posso ser um político, um executivo, um personal trainer, um professor, um CEO de empresa e a lista não pára. Mas não posso ser tudo isso. Eu tenho de escolher um ou dois. É assim. Qualquer coisa além disso é fantasia ou, quando muito, você será medíocre em todas elas.

Se você quer ser excepcional em algo, precisa manter o foco.

Um pessoa de família, um atleta, um negociante, um professor, um astro do rock, quem sabe concorrer a presidência ao mesmo tempo? 

Não vai dar não.

Mesmo assim, a indústria do "desenvolvimento pessoal" está nos enchendo com isso, e a gente engole. É por isso que em qualquer site a tag "desenvolvimento pessoal" tem milhares de vezes mais seguidores do que a de "autodisciplina" .

E não dá para culpar a indústria da autoajuda. Se você quer vender livros, cursos online e vagas para seminários, você precisa dizer o que as pessoas querem ouvir. 

O povo quer ouvir "Você pode conseguir tudo, sentado no seu sofá e fantasiando as coisas". 



Quer ouvir "Faça o que você ama e o dinheiro vem".

Eu tenho um experiência própria. Um dos meus posts mais populares é "Fazer nada não é perda de tempo"

Meus posts sobre autodisciplina nunca chegaram aos "dez mais", ainda que eu escreva bem fácil sobre como fazer isso.

Leia também: Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2018]


Então, como se libertar disso?

Esse post não seria nada mais que besteira, se eu não indicasse uma técnica para se livrar dos seus delírios fantasistas

É exatamente isso o que vou fazer agora.
Mas cuidado, essa técnica não é para corações fracos. É bruta.

Como é duro ver seus sonhos em pedaços, caso você seja sincero em admitir.

Você não vai completar esse exercício de uma só tacada. Cada parte será uma agonia. Então, dê tempo ao tempo para processar as emoções que virão à tona nessa hora. Pegue leve.

Passo 1. Liste todos os seus sonhos e desejos

Escreva todos que puder. Só ao escrever, você já vai vendo como eles são contraditórios e como é impossível realizá-los todos ao mesmo tempo.

Passo 2. Pegue um e explore

Pegue ele e coloque no alto da lista. Agora, escreva o que lhe impede de realizar esse sonho. Que preço você teria de pagar? Será que são as condições externas que você não vai enfrentar? Escreva tudo.

Se você fez esse exercício, duas conclusões são possíveis:

  1. Você é capaz de realizar esse sonho, mas há um preço a pagar.
  2. Você não consegue superar as condições externas que lhe impedem de realizá-lo.

Se você chegou a segunda conclusão, felicitações. Você é realista. Ninguém no mundo é capaz de fazer a realidade se dobrar ao seu querer. Às vezes o sonho é simplesmente irrealizável!

Mas se você chegou à primeira conclusão, você tem uma decisão a tomar. 

Você quer pagar o preço agora na sua vida ou não? Sejamos honestos.

Você quer fazer o que for preciso ou não?

Se sim, até que ponto?

Leia tambémSabe aquela atitude...? [2018]

  • Que tipo de sacrifício você está disposto a fazer?
  • Que tipo de riscos você quer assumir?
  • Qual a sua estratégia?

Vá em frente e responda as perguntas acima. 

Seus sonhos ainda parecem realistas?

Você será capaz de seguir em frente com sua estratégia, assumir os riscos necessários e fazer os sacrifícios necessários? Vai aguentar essa barra?

Se a resposta for "sim", que a força esteja com você. Eu incentivo você a fazê-lo. Mal consigo esperar pelo seu sucesso!


cresceretranscender.blogspot.com.br
Você: tudo pode ser, se quiser será!?


Passo 3. Esqueça dos seus sonhos irreais.

Se a sua conclusão foi que seu sonho não é realista ou que não quer seguir em frente na sua estratégia agora, então deixa ele pra lá. É duro, eu sei. Acredite, já passei por essa. É sei como é decepcionante, mas ao mesmo tempo deixa você livre.

Aceite o fato que você não será capaz de realizar seu sonho, ao menos não por agora. É peso demais no lombo. E o melhor é que isso libera a sua energia mental para aplicar em outras coisas que podem melhorar sua vida. Dá uma acelerada no processo.

Se for difícil abandonar os seus sonhos não realistas, escreva-os num papel e guarde. Depois você retomá-los, quando estiver disposto a qualquer tudo.

Passo 4. Faça o processo com todos os seus sonhos.


Eu sei que já foi demais fazer isso com um único sonho, mas é necessário que faça isso com os outros também. No fim das contas, você terá um ou dois sonhos com alguma chance decente de se realizarem porque dá para se focar neles totalmente.

Você quer ter um monte de sonhos sem realizar ou quer um ou dois que darão certo?


Passo 5. Pratique "deixar pra lá".


Toda vez que um sonho não realista vier à sua mente, deixe pra lá. Não dê atenção. Não perca mais tempo, sonhando e fantasiando com isso. Depois de um tempo eles param de encher o saco.

Quanto mais você praticar "deixar pra lá", terá mais capacidade mental para trabalhar com o que você pode alcançar. Não é demais?

Resumo da ópera


A indústria da autoajuda e a cultura ocidental nos diz que podemos alcançar tudo o que queremos e nós compramos a ideia. 

É por isso que vivemos de fantasias e não realizamos o nosso pleno potencial. 

Deixando para lá esses sonhos irrealizáveis, temos mais poder mental.

Deixar para lá é um processo difícil, mas ao usar a força mental disponível nos projetos que importam de verdade, você pode mudar a sua vida. 

***


Até mais!





























Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,