Olá, pessoal!
O texto à seguir é uma tradução adaptada do texto original de Travis Bradberry, um empreendedor do mundo do autoconhecimento, fundador da TalentSmart. Travis é co-autor do livro Inteligência Emocional 2.0 - Você sabe usar a sua?, cuja leitura é recomendada.
***
Todos sabemos o que é ser manipulado emocionalmente. Pode ser extremamente eficaz, e é por isso que alguns indivíduos sem escrúpulos fazem isso demais.
Alguns anos atrás, o Facebook, em conjunto com pesquisadores da Universidade Cornell e da Universidade da Califórnia, realizaram um experimento no qual eles jogaram intencionalmente com as emoções de 689.000 usuários, manipulando seus feeds para que alguns usuários só vissem histórias negativas, enquanto outros só veriam histórias positivas. Ficou bastante claro, quando essas pessoas publicaram suas próprias atualizações, que elas haviam sido muito influenciadas pelo humor das postagens que lhes tinham sido exibidas.
1 - Grandes empresas, certos gurus e a propaganda fazem isso o tempo todo
Basta produzirem e veicularem uma campanha, promover por um certo tempo algumas ideias ou comportamentos e, sem muita dificuldade, eles terão em pouco tempo a massa fazendo e comprando o que eles prentendiam. Se eles, mesmo estando muito distantes, podem manipular suas emoções apenas produzindo um conteúdo áudio-visual ou editorial chamativo e envolvente, imagine o quanto isso é mais fácil para uma pessoa da vida real que conhece as suas fraquezas e sabe como usá-las. Um manipulador emocional "profissional" pode destruir a sua autoestima e até fazer você questionar sua sanidade.
É precisamente porque a manipulação emocional pode ser tão destrutiva que é importante que você identifique os maipuladores em sua vida.
Não é tão fácil quanto você pensa, porque os manipuladores emocionais são geralmente muito habilidosos. Eles começam de maneira sutil e vão pegando mais pesado ao longo do tempo. A coisa é tão devagar que você nem percebe que está acontecendo.
Felizmente, manipuladores emocionais são fáceis de detectar se você sabe o que procurar.
2 - Eles fazem você duvidar da realidade
3 - Suas ações não correspondem às suas palavras
Os manipuladores emocionais dirão o que você quer ouvir, mas suas ações serão outra coisa. Eles prometem dar apoio, mas, quando chega a hora de cumprir, eles agem como se o que você pede não fizesse sentido algum. Eles se dizem sortudos por terem conhecido você, e depois agem como se você fosse um peso. Esta é apenas outra forma de minar sua crença em sua própria sanidade. Eles fazem você questionar a realidade que você vê e moldar a sua percepção de acordo com o que é conveniente para eles.
4 - São especialistas em atribuir culpa
Os manipuladores emocionais são mestres em destacar a culpa dos outros em favor deles. Se você traz algo à tona que lhe incomoda, eles fazem você se sentir culpado por falar disso. Se você não fala, atribuem a culpa a você por guardar e ficar remoendo aquilo. Quando você está lidando com manipuladores emocionais, tudo o que você faz é errado, e, seja qual for os problemas que você e ele estiverem tendo, é tudo culpa sua!
5 - Eles se colocam como vítimas
Para saber mais: Inteligência Emocional 2.0 - Você sabe usar a sua?
6 - Eles são muitos intensos logo de cara
Seja um relacionamento pessoal ou um relacionamento comercial, os manipuladores sempre parecem pular algumas etapas. Eles se abrem demais logo de cara - e esperam o mesmo de você. Eles se mostram vulneráveis e sensíveis, mas é uma artimanha. A tática é para fazer você se sentir "especial" por fazer parte do círculo íntimo deles, mas também se destina a fazer você sentir dó e ter todo o cuidado do mundo com os sentimentos deles.
7 - Eles são um buraco negro emocional
Seja lá o que for que os manipuladores emocionais estejam sentindo, eles são geniais em dragar todos os que estão em volta para as suas dores. Se estiverem de mau humor, todos ao seu redor saberão disso. Mas eis a pior parte: eles são tão marotos que, não só todo mundo fica ciente do seu humor, mas como também vão senti-lo. Tudo para fazer as pessoas se sintirem responsáveis pelo humor do manipulador e obrigadas a resolverem.
8 - Eles se desdobram para ajudar - até se voluntariam - depois se fazem de mártires
Aquela vontade de ajudar no começo, logo se transforma em suspiros, resmungos e insinuações de que você está pesando na dele. E, se você falar dessa relutância, eles distorcem tudo, dando certeza que estão totalmente disponíveis, e que é você quem está criando caso. O objetivo? Fazer você se sentir culpado, em dívida com eles e achando que está louca.
9 - Eles estão sempre piores do que você
Não importa quais sejam os seus problemas, os dos manipuladores emocionais são piores. Eles minimizam a legitimidade de suas queixas, sempre lembrando que a situação deles é mais séria. A mensagem? Você não tem motivos para reclamar, então "cala essa boca de uma vez!"
10 - Eles sabem onde - e não hesitarão em - lhe atingir!
Os manipuladores emocionais conhecem seus pontos fracos e eles são rápidos em usar isso contra você. Se você está inseguro sobre seu peso, eles comentam sobre o que você come ou se a sua roupa está ou não caindo bem. Se você está tensa com uma apresentação próxima, eles destacarão o quanto a plateia pode ser intimidadora e carrasca. A consciência que eles têm de suas emoções é gigante, mas eles as usarão para manipular você, e jamais para lhe fazer se sentir melhor.
Gostou
Gostou?
Para saber mais, leia o meu ebook:
Leia também outros artigos:
agora eu sei o que e manipulaçao emoçional
ResponderExcluir