Pular para o conteúdo principal

1 ano crescendo e transcendendo!

Parabéns, pessoal!

cresceretranscender.blogspot.com.br



      







É festa em nosso blog. O Crescer e Transcender está fazendo 1 ano hoje. E estamos todos de parabéns, tanto você, fiel leitor, como você que acabou de embarcar em nossa jornada. Bem-vindos!

       Um ano. Em 24 de abril de 2017, decidimos abrir este espaço na intenção de refletir com vocês sobre a vida, seus caminhos e seus descaminhos. Chamamos a nós e a todos que vieram nessa aventura conosco de "desbravadores".

       Desbravadores são todos aqueles que vão além das fronteiras conhecidas, em busca de novos espaços. Mas esses espaços não estão prontos, eles tem de ser construídos, projetados, inventados. 


       Difícil é a tarefa de desbravar. Como inventar e construir algo, quando sempre somos chamados a simplesmente nos adaptarmos, aceitarmos as coisas como já nos foram dadas, nos conformando ao status quo.

       Só saímos para desbravar quando as fórmulas prontas, as receitas seguidas pela maioria - e que faz muitas dessas pessoas extremamente felizes, é verdade - não funcionam para nós. Bom mesmo é quando a gente ao menos já se deu conta disso, senão é um inferno.

       Essa é a função do nosso blog, fazer você reconhecer a sua dor como um chamado normal da sua natureza para que você se desinstale e vá em busca da pessoa que você quer ser.

       Veja, não estamos dizendo que você tem de ser alguém. Estamos dizendo que você tem de inventar, de construir a pessoa que você quer ser. 

       É assim porque toda construção, pode ser reformada, reprojetada. 

       Nunca existirá um eu ou um você definitivos. 

       Haverá eus provisórios e, como precisa ser, feitos para melhor expressar a sua verdade pessoal em cada momento.

       Enfim, esse post de aniversário quer ser para você uma retrospectiva - enquanto para você, novato, será um índice
       
       Sobrevoaremos os nossos textos e, ao falarmos deles, deixaremos links para que você relembre (ou pela primeira vez, os leia) como foi a nossa jornada até aqui.

       Parabéns a todos nós, não pelo nosso primeiro ano passado, mas pelo avanço, por menor que tenha sido, feito por todos nós do lado de cá, e todos vocês do lado de lá, rumo a uma expressão mais real e portanto mais viva de quem estamos tentando vir a ser


1 - Rumo ao autoconhecimento


       Tudo tem um porquê. E foi com o texto sobre desbravar, crescer e transcender que explicamos o nosso desejo ao criar esse blog. 

       Ali e em muitos outros textos depois, deixamos claro que não seríamos mais um blog sobre dicas, técnicas e passos para "empoderar" você a alcançar tudo. 

       O autoconhecimento serve para em primeiríssimo lugar lhe tornar mais consciente da realidade, que é composta por você e pelas circunstâncias.

       De cara, há pelo menos 10 benefícios que o autoconhecimento lhe trará.

       O nosso blog sempre foi e será um espaço para levar você a se conhecer mais e mais, para superar os seus falsos limites, não só dos nossos poderes e possibilidades, mas sobre aquilo que podemos pensar, sentir e considerar como certo ou errado.

       A nossa proposta sempre será: quer ser feliz? Então rompa tudo o que lhe prende aos conceitos que lhe foram ensinados como sendo "caminhos de felicidade". 

       A felicidade é sempre um projeto personalizado, para cujo empreendimento até os elementos úteis a todos nós precisam ser limados e adaptados para servir a cada um de nós. 
       Ou seja, o prego que uso na minha casa, não se ajusta, sem ajustes ao material da parede da sua casa

       

2 - Livre-se dos gurus


       Os gurus são problemáticos por uma razão muito simples, eles propõem um "fórmula ideal" de vida. É como se fosse o seu vizinho ou sua mãe, dizendo o que você tem que fazer, só que o guru tem mais formação escolar.

       Nosso blog não tem gurus. No máximo nós vamos atrás de parceiros de reflexão que nos dão elementos para construir a nossa própria visão de mundo. Ou que mostram, de outra perspectiva, aspectos que nos escapavam mas que são úteis para o entendimento da nossa experiência da vida.

       E a partir dessa visão pessoal, nós ajudamos você a refletir sobre a sua realidade e, dela, tirar e criar a sua própria visão significativa do mundo.

       Mundos pessoais são criados assim: a partir de experiências pessoais. Jamais podem ser experiências copiadas de outros. De gurus. 

      O que serve para mim, para uns, não servem para todos, para você. Você é única em experiências e necessidades. Seus caminhos precisam refletir isso.

       Se você ficou curioso sobre esses parceiros, tivemos a Renée Suzanne falando para nós sobre os 5 mitos que afastam você do amor.
      Depois passou por aqui o Mark Manson, cujo último texto que traduzimos dele foi sobre a arte de ligar o fo**-se.


cresceretranscender.blogspot.com.br
Marc e Angel: coaches
E recentemente conhecemos o casal de coaches Marc e Angel, com seus textos sempre em forma de listas, cheios de insights, reflexões e dicas provocadoras de mudança. Veja deles por exemplo o 20 atitudes para melhorar os relacionamentos.




       Todos esses parceiros se juntam a nós para confirmar que a infelicidade nasce a partir das escolhas, estilos de vida e caminhos que nos vem de fora, exatamente porque não são fruto das nossas próprias necessidades e tendências. Eles nos ajudam a reconhecer esses padrões e eliminá-los.

       Além do mais, até os gurus mudam, sofrem, erram. E os melhores entre eles ao menos reconhecem e voltam para contar as suas dores. 

       Veja o que aconteceu com James Arthur Ray, professor do sucesso "O Segredo - a Lei da Atração". Ele mostra nesse texto uma visão mais ponderada sobre como lidar com a vida.

       Mas por que gostamos de gurus? 

       Simples. Por que nos recusamos a crescer, e estamos por isso sempre dependentes de guias, líderes, sacerdotes, gurus, "pais", "mães", "irmãos", reverendos,  mestres...

       Só crianças ou pessoas incapazes, seja por paralisias físicas ou emocionais seja por ignorância, ficam à mercê da vontade de outros. Visíveis ou invisíveis.



3 - Aprendendo a se respeitar


       Sabe o que fazemos quando nos sentimos solitário e carentes? Claro que você sabe, e por experiência própria! 

       Basta estarmos perdidos sobre quem realmente somos, que é o que dá guarida a solidão e carência, e já buscamos nos apegar a primeira coisa que nos aparece prometendo aconchego e atenção.

       E o amor é uma área fertil nessas horas. Podemos nos tornar o/a "outro/a, mesmo havendo boas razões para não se tornar amante.

       Afinal de contas, quando não sabemos quais são as motivações benéficas que devem reger as nossas atitudes, vamos por caminhos que só nos conduzem à dor e finalmente à morte - ainda que essa não seja a biológica.

      À propósito, quais são as motivações da sua vida, mesmo? Saber disso dará todo um outro sentido a tudo o que você faz ou pretende fazer. 

cresceretranscender.blogspot.com.br

       
       De tudo o que você aprende à medida que se conhece e evolui nesse mergulho dentro de si, é que nem você, nem ninguém está aqui para agradar os outros.

4 - Autoconhecimento, nível avançado


       E é claro que há passos essenciais a serem dados que vão muito além das liçõezinhas de autojuda que um infinidade de livros vendem por aí.

       É fácil seguir passos pré-estabelecidos por outros. Porque assim nos sentimos ocupados. Fazemos isso porque isso nos dá a sensação de estarmos cuidando de nós.

       "Bem, eu não estou contente com a minha vida, vou seguir essa dieta, esse programa, assistir todas aquelas aulas que comprei daquele curso online, quem sabe até me inscrever no curso daquele guru famoso...Agora, sim, eu vou descobrir o meu verdadeiro eu e ser feliz..."

       Mas você não faz o que sabe que precisa fazer. Não se assume. Tudo isso acima se torna uma elaborada desculpa, subterfúgios, para no fim não fazer coisa alguma que de fato viesse a ter efeito na sua vida. 

       Você não precisa assumir programa de dieta caro, basta começar cortando gorduras, açucares e saindo para caminhar. Na dúvida, busque orientação médica. Sim, pode já tem muito do que precisa.

       Você não precisa seguir as 10 lições em vídeo liberadas semanalmente no curso online do guru celebridade do momento. Comece tirando da sua vida o que você já sabe que atrapalha, como objetos inúteis e pessoas destrutivas. Quanta mudança você já notará em poucos meses.

       Isto, sim, fará muita diferença. Embora, por ser mais real será bem mais difícil por em prática.

cresceretranscender.blogspot.com.br
Se descobrir: é aprender a ser a partir de si mesmo!

       E para que aquele retiro caro, fora do país, em que o guru vai dizer "assuma-se como você realmente" é "tome aquela atitude, sabe aquela que vai mudar tudo na sua vida"?Sabe? 

       Nível avançado de autoconhecimento, dissemos no subtítulo. 

       Como isso?

       Se refere a transcender o seu nível de consciência atual e, mais do que acessar realidades, criar os seus próprios "universos paralelos", e "mundos alternativos". Tudo isso é possível.
       Desde que você esteja disposto a fazer o que tem de ser feito, e assim ir além de toda essa terminologia do mundo do desenvolvimento pessoal, que muitas vezes mais distrai do que ajuda.

       A resposta é fazer o que tem de ser feito, por mais que os seus medos lhe impeçam.

       Falando em medos, voce sabe quais sao os 3 medos que lhe mantém cativo na zona de conforto?

       Só depois de superados esses medos, você será capaz de ser e viver como uma pessoa de características expansivas.  Algo muito complicado, pois, como no começo tudo é novo e empolgante, o desejo de mudar de vida arrefece à medida que as mudanças parecem não surtirem o mesmo efeito do comçeo. 
       
       É bom que se saiba que tudo às vezes parecerá um vídeo game, em que as fases iniciais superadas, não garantem sucesso nas fases seguintes.
       No mundo do autoconhecimento também há fases. E será que você será capaz de ir até o fim nas 4 fases da mentalidade expansiva


5 - Autoconhecimento: processo de eterno recomeço


       Entrar por esse caminho é algo que atrai muitos, mas que retém poucos. Isso porque se autoconhecer é sempre um prazer aliado a muitos desprezeres. 

       Como descobrir que muito do que nós achávamos que éramos, nunca fez parte de quem realmente vamos descobrindo que sempre fomos. Entram aqui os "efeitos coleterais" do autoconhecimento.


cresceretranscender.blogspot.com.br
Ser feliz: viver a partir do que somos, deixar de lado tudo o que pensamos ser


       O autoconhecimento é doloroso, é destrutivo, é danoso, para aquele "nosso eu" artificial, imposto, introjetado pela cultura, pela tradição e pelos nossos caprichos.

       O autoconhecimento é construtivo, produtivo, satisfatório quando decidimos ouvir de fato a realidade da qual fazemos parte e representamos como unidade pessoa singular. 

       Todos nós somos singulares. 

       O problema é que coletivizamos os desejos, pensamentos e sonhos. Tragédia à vista.


      Aprendamos: podemos e até precisamos viver de maneira coletiva, mas o que de fato nos realiza individualmente será sempre fruto de desejos singulares

       E enquanto negarmos isso, em comportamento mais do que em palavras, a infelicidade e a depressão serão nossas eternas e onipresentes companheiras.


6 - Perspectivas?


       Desbravar é ir além, é transcender.

       Transcender é poder escolher os nossos próprios caminhos rompendo os limites conhecidos que nos forma impostos.

       É ser feliz.

       O sentido da vida, desde as mais antigas tribos até as ideia mais avançadas que temos hoje, é buscar sentido na vida. Sentido é felicidade.

       Todos nós, seres humanos, somos especialistas em ir atrás de significado desde muito cedo. Quando não encontramos, construímos, a partir dos elementos disponíveis e ao alcance de nossos sentidos e mãos.

       Ser feliz é outro modo de dizer EU SOU. 

       Venha conosco. Volte sempre. 

       Nesse blog - e aqui diremos algo para você que talvez você nunca tenha pensado e nem imaginado que estava acontecendo - quando você clica em nossos links, em qualquer parte da internet, e participa de nossas reflexões, se envolve com nossas ideias, se identifica com elas e as aplica em seu dia-a-dia, você começa a criar e viver em uma realidade só sua, do seu jeito, que corresponde aos seus desejos e interesses mais profundos. Isso é viver num Universo Paralelo!


Parabéns por isso!


cresceretranscender.blogspot.com.br







Até mais!

Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,