Pular para o conteúdo principal

9 componentes essenciais da FELICIDADE


Olá, pessoal!

9 componentes essenciais da FELICIDADE



       Não tenham dúvidas que qualquer texto sobre autoconhecimento que traga em seu título o termo "felicidade" vai atrair muita atenção. 

       Ainda mais quando se promete ensinar alguns "passos" ou indicar, como no nosso texto, os "componentes" para se chegar a essa condição.

       Embora seja um tema muito atraente e certamente o mais interessante de todos - afinal, quem não quer como último objetivo ser feliz? -, estamos diante do subproduto (tem mais essa!) mais complicado de se alcançar.

       Muitos falam que não podemos ser felizes, mas apenas ter "momentos felizes". Aqui se pressupõe que a felicidade seria um estado constante de bem-estar e risos.

       Outros dizem que a felicidade é a própria "jornada" em busca da felicidade. Oi? Então, o prazer sexual se dá enquanto você ainda está indo para o motel ou a fome se sacia enquanto se espera pela chegada da pizza? 

       Diante de tanta confusão, uma minoria crescente aí fora diz que a felicidade é uma ilusão, "uma ideia velha" como dizia o falecido ator e diretor Antônio Abujamra, sempre como forma de pergunta aos seus convidados, naquele programa "Provocações" da TV Cultura.

       Mas nós aqui, como somos do contra, porque estamos sempre tentando ser de fato quem somos e não o que nos dizem para ser e fazer, não concordamos que a felicidade seja um bem-estar constante, uma jornada incerta ou uma ilusão. Achamos que sim, é possível ser feliz.

       No entanto, esse estado de felicidade, embora nunca vá eliminar todos os mal-estares e ainda será assim mesmo real, vai requerer uma série de atitudes. E aqui temos o problema!

       May Faulkner resumiu em três pontos o que achamos por bem desenvolver aqui:

       amor-próprio, para defender e promover quem você é;
       atitude, pois sem ação não se atinge a felicidade;
       determinação, para se manter firme até o fim;


       Atitudes precisam ser tomadas. Mudanças precisam ser feitas. A felicidade é formada por certos componentes.

       Do contrário, você será apenas mais um consumidor de literatura de autoajuda, sempre à espera do próximo volume, para compensar o seu fracasso na busca da felicidade.

       Que atitudes são essas? Do que se compõe a felicidade?

       Lá vão eles, os 10 componentes da felicidade!


1 - Você terá de sair da rotina


       As pessoas querem mudar as suas vidas, mas não estão dispostas a assumir tudo o que é preciso para transformarem, realmente, as coisas.

       A rotina, por exemplo. 

       Incluam-se aí os hábitos, os costumes, os prazeres, as manias, as ações e reações em geral. O que você come? Com quem você anda? O que você lê? 

       Tudo isso está tendo que implicações na sua vida? Está mudando para melhor a sua situação? 

       Se toda essa rotina não está lhe ajudando, é hora de mudar algumas coisas. Ou mesmo tudo.

       Sem mudar a sua rotina, dificilmente você mudará a sua vida. Não poderá ser feliz.

       Não teria sido Einstein quem disse que é tolice esperar resultados diferentes e continuar agindo do mesmo modo?


A não ser: que você ache difícil demais mudar as coisas. Que tudo dê para levar por mais um tempo. Quem sabe você já não está bem e vive reclamando de barriga cheia, não é? Afinal, tem gente pior do que você. É verdade.


2 - Você terá de discordar


     Mas é claro! Ou você acha que ser feliz é algo que todo mundo vai concordar e aplaudir você por querer ser?

       Não sei se você já percebeu, mas as pessoas tendem a se incomodar com quem age de modo diferente. É como se elas se sentissem confrontados "Olha lá aquela pessoa se desapegando e sendo ela mesma, por que você não faz igual, seu/sua tosco/a?"

       Aí a reação dessas pessoas "acomodadas" é criticar, dissuadir, amedrontar. Pode ser um desses casos.


9 componentes essenciais da FELICIDADE
Felicidade: Às vezes o melhor a fazer é simplesmente largar!


       Claro que muitas das pessoas são aquelas que simplesmente não entendem porque você quer seguir pela "estrada menos trilhada", porque você quer ser o "diferentão" ou a "diferentona". 

       Seja qual for a sua situação, você vai precisar discordar, se impor e ir em frente. O problema é o emprego? Deixe-o. O casamento não deu certo? Rompa-o. Os amigos são toscos? Abandone-os (e arrume outros, claro!).


A não ser: que você não queira nadar contra a maré. Esse lance de ficar contra todo mundo pode pegar mal e afastar todo mundo de você. Para que ser do contra? Melhor seguir a opinião dominante. Harmonia, paz e tranquilidade com o ambiente em primeiro lugar, não é? Você é só um, e a maioria sempre está certa.


3 - Você terá de se livrar de pessoas


       Isso deriva diretamente do tópico acima. Muita, mas muita gente mesmo não vai gostar de você e da sua "pegada individualista", e vai tentar silenciá-lo (por esse termo entenda tudo, desde calar a sua boca até eliminá-lo fisicamente). 

       Não dá, amiguinho e amiguinha, para se criar um caminho de felicidade, isto é, aquela situação em que você pode escolher os seus próprios caminhos, seguindo os caminhos dos outros. Outros que também estão seguindo a outros, numa alienação de objetivos medonha.

       Certas pessoas são prejudiciais. Muitas são pedras de tropeço. Outros tantos só estão aí por acidente, você não os escolheu. E o que você não escolheu (e mesmo que tiver escolhido!) por que mantê-los à sua volta, se eles limitam o seu futuro e a sua vida?

       Alguém já disse, lemos em algum lugar, que se alguém lhe aborrece, você deve procurar cinco coisas boas que essa pessoa faz para a sua vida. Se não achar, descarte-a.

       Abandone esse povo que empata o seu desenvolvimento. Saia daí. Dane-se a falsa harmonia e a sociabilidade hipócrita. 

       Ah, vamos lá. Você já fez isso antes, vai! Você já ignorou pessoas que você não queria falar, seja pessoalmente seja online. Você já dispensou pessoas que não lhe serviam. Não é difícil, você sabe. 
       Terminamos namoros infrutíferos. Deixamos amigos pelo caminho. É o que sabemos e podemos fazer quando nos vemos ameaçados em nossa segurança e comodidade.
       A única pessoa com quem você não deve se indispor é com você, essa sim você deve sempre preservar. E para isso, algumas das outras precisam ser desativadas da sua vida.

       Agora você só precisa se organizar e elaborar melhor essa "limpeza social" na sua vida.

A não ser: que você tenha medo demais do que os outros vão pensar. Talvez seja difícil demais para você romper com seus contantos e buscar outras companhias. Aí é melhor não se isolar mesmo.


4 - Você terá de ser responsável


       Exatamente. Nada de aventura. Isso é coisa de maluco, de pessoas sem objetivo. Nada de "molecagem".
       Mas essa "molecagem" de que falamos não é coisa de jovem, mas uma condição de irresponsabilidade que se encontra em pessoas de todas as idades!

       Há pessoas que cismam de se jogar, sair e se meter em todo tipo de situação, na desculpa de "se descobrir e se permitir", mas não levam em consideração as consequências. Errado.

       O que você vier a fazer, com o que vier a romper, faça levando em conta os efeitos prováveis das suas atitudes. Se ver que não vai assumir as consequências, nem tente. Não saia.

       É por isso que tão pouca gente é feliz. Porque elas até carregam alguns dos componentes anteriores, mas não levam em conta os efeitos a curto e médio prazos das suas atitudes. E é sempre necessário ponderar quais serão os efeitos delas, para se dar os passos adequados e precisos.

A não ser: que você seja uma pessoa inconsequente, em socorro de quem todo mundo chega ao simples estalar dos seus dedos. Aí, para que pensar, não é? Melhor seguir os impulsos...

9 componentes essenciais da FELICIDADE
Comunique-se: o mundo precisa saber o que você tem a dizer!


5 - Você terá dizer o que pensa


       As pessoas são péssimas leitoras de linguagem corporal, ainda que esse tipo de tema tenha se tornado popular de uns anos para cá. Ninguém entende nada a partir de gestos e mímicas.

       Você precisará dizer a que veio e por que veio
       A mesma coisa também quando precisar sair: fale.

       Gente diferente é sempre mal interpretada, portanto, caso você não diga porque as coisas devem ser como são, por que faz as coisas como faz, os outro, bem ou mal intencionados, vão mal interpretá-lo.

       Prepare-se para saber se explicar corretamente. Se fazer entender é a sua melhor defesa e ataque. 

       Expresse-se. Diga o que todos precisam saber. A comunicação é tudo.



6 - Você terá de brigar...muito!


       Não estamos dizendo que você terá de sair arrumando confusão. Mas o mundo não será sempre compreensivo com você e suas decisões. E haverá conflito.

       O caminho da felicidade muitas vezes irá se pavimentando à medida que você for se impondo. 

       Senão, vejamos. Quantas vezes você ficou infeliz porque simplesmente aceitou ou se deixou arrastar pela vontade e ideias dos outros?
9 componentes essenciais da FELICIDADE


       Um conflito, uma disputa de ideias, muitas vezes são as únicas maneiras de se conseguir um objetivo.

       E não seja ingênuo. As brigas muitas vezes podem se resumir a um ataque externo e a um contra-ataque seu, mas também podem se estender por um bom tempo. Portanto, esteja preparado para uma guerra, ainda que feita de pequenos e intermitentes combates.

       Não deixe que os outros tomem conta e lhe roubem de você mesmo!

A não ser: que você prefira ceder a tudo e a todos para não fazer inimizades. Afinal, para que brigar tanto, se as pessoas que talvez só estejam querendo o seu bem, não é? Melhor evitar a fadiga.



7 - Você terá de persistir


       Seja na sua rotina, nas suas discordâncias, na sua autodefesa ou nas estratégias sempre repensadas e renovadas para lhe manterem no caminho da felicidade.

       A felicidade não é simplesmente um destino, mas um modo de fazer, viver e seguir em frente.

       Persistência. Certamente esse é um componente determinante de quem atinge os seus objetivos, sejam lá quais forem.

A não ser que: você espere alcançar tudo o que quiser de um só tacada, como se tudo todo esse tempo só tivesse dependido de uma única e certeira atitude que só agora você decidiu tomar. Mas que não dando certo, você acha melhor deixar para lá.



8 - Você terá de recomeçar sempre


       Aí de repente você caiu. Todos os seus planos se esfacelaram. E agora?

      Agora é juntar os pedaços, se refazer e, na medida do possível e da firmeza emocional, ir retomando a estrada. Para quem não está feliz só há um caminho: ir em busca da felicidade. Óbvio.

       O inconformado sempre terá de recomeçar, pois nem sempre na primeira tacada - na verdade, quase nunca e com ninguém - você conseguirá se manter firme na estrada.

       O recomeço é outro componente essencial para se garantir a felicidade.

A não ser: que você só tenha tentado por tentar. Não achava que iria longe e, agora que caiu, acha era essa a sua "grande chance" que se perdeu para sempre. Aí, acabou.



9 componentes essenciais da FELICIDADE



9 - Você precisa SE CONHECER!


       Pois é, meus amigos e amigas. Tudo começa de verdade aqui. Esse é ponto nevrálgico.

       Não que você tenha de começar por aqui cronologicamente, como se esse fosse o componente original e deflagrador dos outros. Não, não é isso.

       Mas significa dizer que, antes de qualquer atitude fora do "normal" você terá de saber porque está agindo deste e não daquele modo.

       O que é ser feliz para você
   
       O que você estará disposto a tentar pela sua felicidade?

       Sem essa consciência de si muito clara e bem definida, você poderá, mais cedo ou mais tarde, entrar em dúvida, cair em desgraça, se perder e voltar à estaca zero. 

       Você quer mesmo ser mais um a existir, simplesmente tentando sobreviver e afastar a morte por mais tempo que der?

       Então, antes que essa tragédia aconteça, tenha muito clara a ideia do porquê você está agindo e reagindo como está ou pretende agir e reagir. Senão tudo virará apenas um fogo de palha. 

       Às vezes é muito melhor viver como um seguidor, um conformado lambe-botas, do que se insurgir por puro capricho e instabilidade emocional. É mais seguro também. 

A não ser: que você esteja cada vez mais consciente de quem é, do que quer e aonde quer ir. Aí, meus amigos, ninguém segurará vocês!

9 componentes essenciais da FELICIDADE









Até mais!


Onde buscar os componentes:




Leia também:


5 características da mentalidade expansiva

6 gatilhos para a felicidade


6 coisas que pessoas felizes NUNCA fazem




Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,