Pular para o conteúdo principal

Autoconfiança: o que é e como se desenvolve?


Olá, pessoal! 

Autoconfiança é a base para tudo na sua vida


(*Esse post é o primeiro capítulo do meu livro Seja Mais Autoconfiante)

Muitos fatores afetam o desenvolvimento da autoconfiança. As atitudes dos pais são cruciais para os sentimentos das crianças sobre si mesmas, particularmente nos primeiros anos de vida das crianças.

Quando os pais mostram aceitação, as crianças vão ter uma base sólida de bons sentimentos para consigo mesmas. Se um ou ambos os pais forem excessivamente críticos, exigentes, ou superprotetores e desencorajam as atitudes de independência das crianças, elas podem vir a acreditar que são incapazes, inadequadas e inferiores.


No entanto, se os pais incentivarem as crianças a caminharem em direção à autoconfiança, aceitarem e amarem seus filhos quando cometem erros, as crianças aprenderão a gostarem de si mesmas e isso é o princípio da autoconfiança.


Surpreendentemente, a falta de autoconfiança não está necessariamente relacionada à falta de habilidade. Em vez disso, muitas vezes, a ausência dela é o resultado de se concentrar demais nas expectativas ou padrões irrealistas dos outros, especialmente dos pais e da sociedade.
As influências dos amigos podem ser tão poderosas ou mais poderosas do que as dos pais e da sociedade na formação de sentimentos sobre si mesmo.



O tripé do bem-estar: autoconfiança, autoestima e autoimagem



Qualquer discussão sobre autoconfiança deve trazer informações sobre a autoestima e sobre a autoimagem.


Embora a autoconfiança seja o entendimento de que você pode ter sucesso em alguma coisa, a autoestima é a capacidade de gostar de si, e sentir-se valioso, independentemente de todos os altos e baixos da vida.


Alguém com uma autoestima saudável simplesmente gosta de si, tem apreço por quem é.


Embora a autoestima saudável não dependa absolutamente do sucesso - porque sempre haverá fracassos em nossas vidas - e nem seja o resultado da nossa comparação com os outros - pois sempre haverá alguém melhor do que nós – ela ainda tem relação com as nossas conquistas e capacidade de realização. Não podemos ser ingênuos.


Com uma autoestima saudável, gostamos de nós mesmos por causa de quem somos e podemos e sabemos fazer. Por isso que, quanto mais presentes forem essas características na vida de alguém, maior será a sua autoestima.


É claro que o indivíduo que gosta de si, acaba sendo mais autoconfiante e, consequentemente, ele realiza muito mais. É um círculo virtuoso.

Por outro lado, a baixa autoestima promove muitos comportamentos nem um pouco saudáveis. Mesmo que nos tornemos conscientes desses problemas comportamentais, muitas vezes é uma tarefa difícil mudá-los, enquanto não acessamos a raiz do problema da baixa da autoestima e o tratamos em primeiro lugar.

Não é natural que você se sinta bem ao fracassar, nem é saudável sentir-se indiferente a esse fato. Pelo contrário, o saudável é você se sentir mal com isso.


Sentir-se mal com um evento negativo pode ajudá-lo a pensar mais claro sobre esse evento. Mudá-lo, se isso puder ser modificado e, se não puder ser alterado, ao menos fazer um ajuste construtivo.


Já a autoimagem é a visão que temos de nós mesmos. Se eu tenho autoestima elevada, logo terei uma imagem positiva de mim mesmo. Se essa imagem for negativa, a minha autoestima será baixa.


Mas uma noção distorcida sobre a autoimagem pode fazer com que certas emoções, como tristeza e raiva, se tornem destrutivas; a tristeza pode tornar-se depressão e a raiva saudável pode se transformar em ira.


Quanto mais prejudiciais as nossas emoções negativas se tornam, mais elas podem interferir na nossa capacidade de pensar com clareza e ficará difícil mudar o nosso comportamento de maneira construtiva.


Mais sobre isso no meu livro Seja Mais Autoconfiante



Livro já publicados:





(Meu primero livro)





Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,