Pular para o conteúdo principal

7 maneiras de descobrir a sua PAIXÃO de vida

Olá, pessoal!




(Esse artigo é uma adaptação do primeiro capítulo do meu mais recente livro Qual é a sua PAIXÃO? - Todos nós temos algo importante a fazer na vida ))


Qual é a sua paixão? 

O que é que lhe dá  um propósito na vida?

Significado, sentido.... isso lembra alguma coisa?

Enfim,como encontrar a sua paixão e viver com propósito de vida?


Todos temos nossas paixões, os motivos básicos que nos faz levantar da cama e continuarmos querendo viver mais um dia para mais e mais realizar ou desenvolver esse propósito.

Às vezes no entanto, é difícil identificar o que em nós é nosso (chame de paixão, de propósito, de sentido da vida) ou é algo que nos foi dado e enfiado goela abaixo pelos outros e pelo mundo. 

Mas, felizemente, há como resolver isso!


São pelo menos 7 sinais que identificam qual é a sua paixão

E eu vou descrevo cada um deles no meu livro acima. 

Aqui, vou dar o primeiro deles:

1) Ela sempre volta para você


O título do tópico parece frase de balada country ou sertaneja, não é mesmo?

Bem, nas letras de música isso pode ser apenas uma possibilidade ou até um simples desejo.


Mas quando se trata das coisas pela quais você é apaixonado, daquelas coisas para as quais você tem uma vocação natural, elas sempre dão um jeito de reaparecer na sua vida. Por mais que você tente ignorá-las.

Sua paixão, propósito ou vocação – chame como quiser - se expressam por meio daquela “vozinha interior”.


Não é algo mágico, é que aquilo simplesmente faz parte de quem você é. É o que dá sentido á sua vida e a resume. Por isso não vai embora.


Talvez você ame música. Você pensa: “Ah, isso é só um hobby”, e deixa para lá. Pode levar certo tempo, meses, anos inclusive, e a vida - com aquele modo especial só dela de fazer as coisas - enfia a música no seu caminho novamente!

Você vai trabalhar em um local onde a música é uma atração constante, onde cruza com cantores e pretendentes a cantores.

Ou começa a andar com gente que só gosta de karaokês.

Quando você está em casa relaxando, lá vem aquele parente e sintoniza em programas do tipo “The Voice”, “X Factor”, enfim, “shows de calouros”!

Enfim, tudo à sua volta provoca e convoca você. É como se a vida, personificada, dissesse a todo o momento: “Ei, porque você não está fazendo o que gosta mesmo? Todo mundo já começou! Olha só...”.

No meu caso, sempre gostei de me expressar, de explicar as coisas.

As pessoas que fui encontrando sempre me diziam “Ei, você tem um jeito de explicar as coisas, você devia dar aula!”.

É claro que havia também aquele outro tipo de gente que só me achava metido e o “sabe tudo”. Esses me ignoravam ou ficavam com indiretas.

(Já percebeu que há indivíduos que de tão medíocres querem “mediocrizar” os outros? Enfim, é a banda podre da humanidade!).


Mas o que me importava mesmo era que:

a) eu gostava de explicar as coisas

b) as pessoas certas viam nisso um dom

E antes mesmo de me formar no meu Curso de Teologia e Filosofia, fui dar aulas num curso popular, onde a ideia era traduzirmos, de forma simples, o “academiquês” das matérias que aprendíamos na faculdade.

Claro que a paixão de fundo mesmo era poder falar, me expressar e passar conhecimento, mesmo que o contexto não fosse exatamente o ideal.  Ia demorar...


Muita água passou debaixo da ponte e muita coisa aconteceu de lá para cá.

Eu vivi outras experiências em locais onde eu também explicava, encaminhava e orientava as pessoas, mas estavam bem longe do que eu vivera antes, mesmo naquele curso. São lembranças não muito agradáveis, se é que me entendem...

Mas tudo foi se encaminhando e, vejam onde eu estou agora!

Estou “de volta às aulas”, escrevendo livros com conteúdo para inspirar e ajudar as pessoas a se desenvolverem, como eu sempre busquei e quis. Muitos frutos do meu trabalho já se mostraram.

A minha paixão.

Ela sempre voltou para mim.  


Com certeza é a sua vocação, é a sua paixão se expressando, toda vez que você inspira de verdade as pessoas com o que você faz.

Todas as vezes que estive envolvido com o que eu queria e gostava de fazer, via as pessoas comentando, me cumprimentando pelo o que eu fazia porque além de ajudá-las, aquilo as inspiravam.

Também houve muitas outras formas de demonstrações de afeto e contentamento com o meu trabalho que, muitas vezes, me deixavam “Mas como assim? Por que esses olhares?”. E todo mundo que já viu olhos de admiração sabe como são. São inesquecíveis.


Nesse exato momento em que escrevo, lembrei-me do que uma aluna me disse certa vez:

“Sabe, nem é tanto pelo conteúdo, mas é que você fala disso com tanto interesse, com tanta paixão que não tem como a gente não gostar!”



Entendeu?

Isso só acontece quando você está envolvido com o que você realmente gosta e nasceu para fazer.


Senão, todos os dias da sua vida serão sempre iguais. Uma cópia-xerox do dia anterior. Sem graça, sem sentido, sem nada.

E você precisará estar sempre tendo que esperar em motivações extrínsecas para conseguir chegar até o fim do expediente, até o fim do dia, até o último dia da sua existência.

***





Gostou?

Leia os outros 6 sinais em:



____________________________________________________________________________



**Não deixe de ver a lista dos meus outros livros:












Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,