Pular para o conteúdo principal

Como identificar um RELACIONAMENTO ABUSIVO [2020]?



Olá, pessoal!





Relacionamentos abusivos ou tóxicos são todos os relacionamentos que fazem uma pessoa infeliz. Simples assim.

Neste artigo vamos dar umas dicas rápidas para você identificar no comportamento do seu parceiro ou parceira para ver se ele ou ela é tóxico. Mais especificamente se essa pessoa é do tipo "narcisista".

Não são só as pessoas narcisistas que tornam um relacionamento tóxico, mas geralmente as pessoas  mais problemáticas e que transformam um relacionamento numa tarefa estafante e destrutiva são os narcisistas.

*(Este artigo é um trecho do meu livro 4O sinais para você identificar (e se livrar) de um Relacionamento Abusivo).

Quando alguém tira muitas selfies, posta fotos em seu perfil de rede social ou fala sem parar sobre si durante um primeiro encontro, pode-se dizer que essa pessoa age ou agiu de modo narcisista.


Esse tipo de narcisismo é comum, e todos o exibimos vez ou outra como uma forma de autoafirmação para compensar as nossas inseguranças ou a “falta de jeito” nessa ou naquela situação.

Mas não é desse tipo comum de narcisismo sobre o qual vamos nos referir neste artigo e com mais profundidade no livro referido.

A intenção desse pequeno artigo é dar algumas dicas  para você identificar certas atitudes e comportamentos que exibem as pessoas que sofrem do chamado:

Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)

É um problema de saúde mental por meio do qual as pessoas demonstram:

·      Uma opinião muito exagerada sobre elas mesmas;
· Uma profunda necessidade de atenção e da admiração dos outros;
· Desapontamento exagerado quando não são elogiadas e nem beneficiadas como acham que merecem;



Segundo a terapeuta especializada em saúde mental Rebecca Weiler, tudo se resume a um egoísmo extremo, aliada à incapacidade de considerar os sentimentos dos outros.

O TPN, como a maioria dos distúrbios de saúde mental ou de personalidade, não é um 8 ou 80. "O narcisismo se dá em um espectro", explica a Dra. Fran Walfish, terapeuta familiar e de casal.

O narcisismo, além variar de intensidade, indo do nível leve ao nível mais grave ou patológico, ele também vem em dois tipos:

O tipo extrovertido, é o sujeito expansivo, charmoso e egoísta, o perfil que todos imaginam quando pensam em uma pessoa narcisista.

O tipo vulnerável que parece completamente o oposto ao primeiro, é hipersensível e propenso à ansiedade, exibe falta de confiança e parece introvertido, mas que carrega delírios de grandeza secretos.

Ambos os tipos de narcisistas têm em comum a tendência de abusar dos outros, manipulando as suas emoções.

O narcisista extrovertido o encantará e o bajulará até ele conseguir o que quer (e o pronome "ele" é intencional – o psicólogo Fred Stinson descobriu que os homens têm mais probabilidade de serem narcisistas).

O narcisista introvertido evocará sua empatia e pena.

Ambos os tipos de narcisistas irão explora-lo para obterem validação emocional, sexual, social e física. 

São nove critérios para o TPN que a edição mais recente do Manual de Diagnóstico dos Transtornos Mentais  lista, mas o documento especifica que alguém só precisa apresentar cinco desses traços para ser diagnosticado como um narcisista.

Tais critérios são os seguintes:


Uma noção exagerada sobre a própria importância;


Fantasias desmedidas envolvendo sucesso, poder, destaque, beleza e amores ideais;


Crença de que eles são especiais e únicos, e que só podem ser entendidos e só devem conviver com pessoas (ou instituições) especiais ou de status elevado;


Necessidade de admiração excessiva;


Sentem que têm mais direitos do que os outros e que merecem tratamento especial;


Comportamento interesseiro nas relações interpessoais;


Falta de empatia com os sentimentos e as necessidades alheias;


Tem inveja dos outros ou acreditam que os outros têm inveja deles;


Exibem comportamentos ou atitudes de arrogância e são muito pedantes;



Mesmo sabendo os sinais e conhecendo os critérios "oficiais" que diagnosticam o TPN, isso necessariamente não facilita a identificação de um narcisista, especialmente quando você está envolvido romanticamente com um deles.

Em geral, não é possível determinar se alguém tem esse transtorno, sem o diagnóstico de um especialista qualificado.

Além disso, quando alguém se pergunta se está namorando um narcisista, não vai pensar: "Será que esse indivíduo tem Transtorno de Personalidade Narcisista?"

A pessoa procurará ver se o modo como está sendo tratada é saudável e se dá para levar adiante aquela relação. 

E é aí que mora o perigo: quando os narcisistas se manifestam na sua vida, eles são bastante sedutores e envolventes.

Por isso, como nos alerta a pesquisadora da Universidade de Illinois Dr. Suzanne Degges:

O aspecto mais perigoso dos narcisistas é que, uma vez que eles “escolhem” você, eles podem persegui-lo incansavelmente até conseguirem o que querem. Eles são astros da manipulação e podem ser diferentes em sua capacidade de ler os outros. Se você notar que um pretendente está se lhe deixando incomodado com as suas exigências ou está tentando se insinuar demais na sua vida sem você estar preparado/a para deixa-lo/a se aproximar, ouça a voz da sua consciência”.

Então, se você ainda está sendo assediado/a por algum deles, o ideal é que você nem deixe ele ou ela passar pela soleira da porta.

Se você já está dentro de um relacionamento que considera abusivo, evite, baseado no que vai ler aqui tentar diagnosticar o seu parceiro.


Não se esqueça de que qualquer convivência mais íntima que incomode você tem lá seu grau de toxidade, seja a pessoa que provoque isso alguém que sofra do transtorno narcisista  ou não.

Toda preocupação é válida e todo cuidado é pouco, quando a sua segurança física e/ou emocional estão em jogo. 


Fique ciente desde já que quanto mais dos sinais a seguir estiverem presentes na sua relação, menos saudável ela é e mais prejudicial ela irá se tornar.


De modo geral, os especialistas concordam que a “performance” dos narcisistas se dá em três fases:

Idealização: é o início, quando eles são puro amor e encantamento com você.

Desvalorização: é a fase crescente das críticas, provocações e do desrespeito;

Descarte: o final de tudo, quando eles se dão conta de que você “não vale a pena” e jogam você fora.

Nenhuma dessas fases, porém, tem período determinado para funcionar e, às vezes, acontecem em ciclos.

Elas também não são puras em si mesmas. Na fase da idealização, por exemplo, já podem surgir sinais das outras fases, da mesma forma que na fase da desvalorização ainda pode haver gestos supostamente de amor e cuidado.

É bom enfatizar que você nunca será culpado pelas atitudes das pessoas que apresentem comportamentos narcisistas, mas você é responsável por si e por tudo o aquilo que é preciso fazer para cuidar do seu bem-estar.

Numa relação, de amor ou qualquer outra, acima de tudo o indivíduo deve salvaguardar sempre o seu senso de identidade e a sua dignidade pessoal.

Isso é inegociável. Ou é assim ou não existe uma relação equilibrada, mas uma dominação, um sequestro subjetivo, uma subjugação de um pelo outro.


____________________

Quer saber mais?

Leia:


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,