Pular para o conteúdo principal

Como Parar de Procrastinar? Di Saval [2023]


É um sentimento com o qual a maioria de nós pode se identificar de vez em quando. Você tem muito o que fazer, mas prefere fazer qualquer outra coisa do que a tarefa em mãos. Mas por que procrastinamos? É um caso de ser preguiçoso? E como podemos parar de evitar o que precisa ser feito? 

Aqui, exploramos o conceito de procrastinação, o que significa, os diferentes tipos e causas e algumas dicas importantes sobre como evitar a procrastinação. Também selecionamos alguns cursos que podem ajudar você a ser mais produtivo. 

Significado de procrastinação 

Primeiro, vamos explorar o significado da procrastinação. A palavra vem do latim procrastinationem , que significa 'um adiamento de dia para dia' ou 'adiar até a manhã'

Como visto na etimologia, a procrastinação é adiar as coisas. Costumamos ver isso como atrasar as coisas até o último minuto ou até mesmo depois do prazo. 

Para se tornar científico, a procrastinação é descrita como uma falha de autorregulação em que as pessoas voluntariamente, mas irracionalmente, atrasam tarefas essenciais.

Vários estudos tentaram entender as razões desse fenômeno, e discutiremos algumas delas mais adiante. 

A procrastinação pode assumir muitas formas. Embora muitas vezes associemos isso a adiar tarefas do trabalho ou da escola, isso pode se aplicar a coisas como tarefas diárias, comparecer a compromissos ou ter conversas potencialmente estressantes. 

Causas da procrastinação 

Alguns estudos sugerem que a procrastinação afeta cronicamente cerca de 15% a 20% dos adultos. Esse número aumenta muito nos alunos, onde cerca de 80% a 90% se envolvem em algum grau. Então, o que leva as pessoas a procrastinar? 

Estudos analisaram todos os tipos de fatores que podem contribuir para a procrastinaçãoEsses fatores incluem traços de personalidade, estilos de tomada de decisão, perspectivas de tempo, regulação emocional e até fatores biológicos. 

A diferença na prevalência de procrastinação em estudantes e na população em geral sugere que alguns fatores de situação contribuem.  

Há muitas evidências anedóticas que oferecem várias razões para a procrastinação. No entanto, examinaremos alguns dos estudos e pesquisas para sugerir mais causas baseadas em evidências da procrastinação. 

Você notará que nenhum desses fatores liga a procrastinação à preguiça ou ao autocontrole. 

Quer saber mais? Conheça meus ebooks

Dificuldades de organização

Estudos mostraram que muitos adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) podem lutar contra a procrastinação. Vários fatores potenciais de TDAH são relevantes aqui, incluindo desorganização, esquecimento, distração e problemas com priorização e gerenciamento de tempo. 

Traços de personalidade 

Uma meta-análise de procrastinação de 2007 encontrou várias ligações entre certos traços de personalidade e a procrastinação. O estudo encontrou uma previsão forte e consistente entre procrastinação e aversão à tarefa, atraso na tarefa, autoeficácia e impulsividade. 

Da mesma forma, a falta de consciência, autocontrole, distração, organização e motivação para a realização também foram preditores de procrastinação. 

Vejamos alguns desses termos com mais detalhes: 

  • Baixa autoeficácia O termo autoeficácia refere-se à crença de uma pessoa em sua capacidade de realizar ações para alcançar seus objetivos. Aqueles que procrastinam geralmente têm baixa autoeficácia, levando-os a acreditar que não podem concluir a tarefa em questão. 
  • Baixa consciência Conscienciosidade é a capacidade de ser disciplinado, organizado, focado, trabalhador e orientado para a realização. Quanto menos conscienciosa for uma pessoa, maior será a probabilidade de procrastinar. 
  • Impulsividade Aqueles que são impulsivos agem por capricho, sem considerar as consequências de suas ações. Quanto mais impulsiva for uma pessoa, maior a probabilidade de procrastinar. 

Razões biológicas 

Estudos mostram que a estrutura do cérebro pode estar ligada à procrastinação. Um estudo mostrou que aqueles que procrastinam têm estruturas cerebrais que geralmente os tornam menos orientados para o futuro. Como resultado, os procrastinadores estão menos ansiosos para realizar tarefas pouco atraentes no curto prazo que geram recompensas de longo prazo. 

Saúde mental 

Uma variedade de problemas de saúde mental estão muitas vezes intimamente ligados à procrastinação. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão muitas vezes procrastinam muitas tarefas diferentes, não importa quão complexas sejam. O tempo gasto pensando demais pode levar a uma perda de confiança e concentração. 

Da mesma forma, aqueles com transtornos de ansiedade adiarão tarefas que desejam evitar porque são estressantes. Além disso, aqueles que lutam com o perfeccionismo (a necessidade de parecer ou ser perfeito) podem evitar tarefas das quais não têm certeza. 

Efeitos da procrastinação 

Vamos nos concentrar em alguns dos impactos da procrastinação naqueles que lutam contra ela. Novamente, tem havido uma quantidade razoável de pesquisas sobre o assunto e muitas evidências anedóticas para os efeitos da procrastinação: 

Sentimentos negativos 

Apesar de ocasionalmente aliviar o estresse, a procrastinação tende a deixar as pessoas infelizes. Um estudo descobriu que os alunos que procrastinam experimentam mais estresse, frustração, culpa e ansiedade. 

Outros estudos descobriram que baixa autoconfiança, infelicidade geral e baixa autoestima podem estar ligadas à procrastinação. 

Falta de produtividade 

Obviamente, um dos principais problemas de adiar as coisas é que as tarefas não são concluídas ou são apressadas e contêm erros. Essa produtividade pode afetar o desempenho acadêmico e no local de trabalho. 

Esses problemas podem agravar ainda mais as coisas, adicionando mais estresse e mais tarefas desagradáveis ​​para o procrastinador evitar. Em última análise, eles podem perder seus objetivos, tanto no trabalho quanto na vida em geral. 

Problemas de saúde 

A pesquisa vinculou a procrastinação crônica a vários problemas de saúde relacionados ao estresse. Essas condições incluem dores de cabeça, insônia, problemas digestivos e até resfriados e gripes. Adiar continuamente tarefas importantes também pode contribuir para problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse.

Tipos de procrastinação 

Dependendo de onde você lê, existem vários 'tipos' diferentes de procrastinadores. Essa tentativa de categorizar a procrastinação visa ajudar as pessoas a entender por que procrastinam e como superar o hábito. 

Alguns pesquisadores separaram os tipos de procrastinadores em dois grupos: 

  • Procrastinadores passivos Aqueles que atrasam tarefas porque lutam para tomar decisões e agir de acordo com elas. 
  • Procrastinadores ativos Aqueles que atrasam tarefas propositalmente porque sentem que trabalham melhor sob pressão. 

Você também encontrará outras categorizações descritas por vários especialistas e profissionais, incluindo: 

  • Preocupado Aqueles que adiam porque se preocupam com o desafio ou em sair da zona de conforto. 
  • Exagerado Aqueles que assumem demais e depois lutam para encontrar tempo para completar tudo. 
  • Perfeccionista Aqueles que evitam tarefas porque duvidam de sua capacidade de completá-las perfeitamente. 
  • Sonhador Aqueles que adiam tarefas porque não são bons em focar nos detalhes. 
  • Desafiador Aqueles que não gostam de alguém ditando sua agenda. 
  • Gerador de crises Aqueles que adiam tarefas porque preferem trabalhar sob a pressão de prazos apertados. 


1. Defina pequenas metas 

Muitas vezes, o pensamento de completar uma grande tarefa pode parecer esmagador. Começar do começo ao fim pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, dividir essas tarefas em etapas muito menores pode ser útil. 

Ter uma lista de metas pequenas e alcançáveis ​​pode ajudá-lo a lidar com cada uma delas, o que significa que você faz um progresso gradual em direção à conclusão. Compreender os fundamentos do gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a definir essas pequenas metas. 

2. Organize suas tarefas 

Este ponto alimenta o anterior. Ter um cronograma detalhado e prazos para quando você concluirá cada uma de suas pequenas metas também pode mantê-lo motivado para alcançar seus objetivos principais. 

Além de definir metas diárias, você também pode ter metas semanais e mensais vinculadas a elas. Isso lhe dá a urgência de agir e progredir em seu trabalho, seja um trabalho escolar ou um projeto em seu local de trabalho. 

3. Concentre sua atenção 

Outra maneira de superar a procrastinação é se concentrar em algumas das tarefas mais fáceis que você precisa concluir. Espero que, ao definir pequenas metas e organizar suas tarefas, você consiga identificar aquelas que são fáceis de concluir. 

Ao fazer isso, você começará a construir sua confiança e ganhar algum impulso. Dar a si mesmo um foco proposital pode ajudá-lo a lidar com uma pequena tarefa de cada vez. 

4. Remova as distrações

Seu ambiente de trabalho ou estudo pode não estar ajudando com sua procrastinação. As distrações podem facilmente atrapalhar seu progresso, seja com o telefone ao seu lado na mesa ou com a TV ligada em segundo plano. Essas distrações podem aumentar seus níveis de estresse e aumentar a procrastinação. 

5. Perdoe-se 

Pode ser fácil se punir por procrastinar. Você pode dizer a si mesmo que está sendo preguiçoso ou improdutivo. Na realidade, atacar a si mesmo dessa maneira só serve para fazer você se sentir mais frustrado e ansioso e não aumenta a produtividade. 

Ao estar atento à situação , você pode desenvolver a autocompaixão e o perdão. Ser gentil consigo mesmo pode reduzir a procrastinação em si, mas também pode reduzir alguns dos efeitos negativos da procrastinação. 

Texto original: FutureLearn



Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,