Pular para o conteúdo principal

20 sinais de pessoas não confiáveis (para você se ligar!)



 
(Tradução do texto original de Chris Shackleton/ Her Moments Staff

Seja em sua vida profissional ou pessoal, indivíduos não confiáveis são pessoas que nós geralmente procuramos evitar. Mas manter indivíduos falsos longe da nossa porta nunca é tão simples quanto parece. Pelo contrário, muitas vezes é quase impossível dizer se um colega, um vizinho ou um pretendente romântico é, lá no fundo, um dissimulado compulsivo. 

Sendo assim, como você pode saber se essa nova pessoa em sua vida é alguém em quem você pode confiar? 

 Bem, felizmente, existem alguns sinais indicadores que você deve estar atento. 


 20. Elas se esforçam demais para encantá-lo.

Como diz o velho ditado, “a bajulação abre portas”. E talvez seja por isso que pessoas não confiáveis muitas vezes tentam entrar na consideração das pessoas se mostrando muito "gentis". Você vê, quando alguém é excessivamente elogioso, nem sempre é porque essa pessoa é legal. Em vez disso, é porque essa pessoa quer que você a veja sob uma luz favorável. 

E não são apenas para as situações de trabalho cotidianas que essa regra é útil. 

Por exemplo, operadores da lei, como a agente de contra-inteligência do FBI LaRae Quy geralmente recorrem à bajulação ao entrevistar possíveis criminosos. Em sua experiência, bajulação excessiva é um sinal de “que falta autenticidade e sinceridade” – como ela escreveu na Inc. em 2015 – e um aviso de que o que elas dizem não deve ser levado ao pé da letra. 


19. Elas dominam a conversa.


Você já esteve em uma festa onde uma pessoa tem toda a sala encantada com suas histórias? Bem, não dê muita importância às histórias que elas inventam; elas podem ser falsas. Segundo psicólogos, querer chamar a atenção pode ser um sinal de maquiavelismo e uma indicação de que essa pessoa não é totalmente confiável. 

O psicólogo Jesse Berring escreveu na Scientific American em 2011 que os maquiavélicos “são mentirosos pragmáticos que não têm medo ou ansiedade”. E é por isso que nas festas “eles tendem a dominar, mas também parecem descontraídos, talentosos e confiantes”. Por causa disso, pode ser difícil desviar sua atenção das mentiras. Como a leitora de linguagem corporal Patti Wood explicou a Bustle em 2020, seus encantos podem ser “hipnotizantes”. 


 18. As palavras-chave são sua língua materna.



Esses são os tipos de palavras que você costuma ouvir os gerentes dizendo que parecem grande coisa, mas no final das contas não querem dizer nada. Para aqueles que estão na escada corporativa, os chavões tendem a ser uma parte irritante da rotina diária. Mas para aqueles que sabem, eles são um sinal de muito mais.

O ex-agente do FBI Robin Dreeke até associa uma propensão para chavões com desonestidade. Escrevendo para a CNBC em 2020, o especialista argumentou que eles são usados “para substituir quantidade por qualidade” e, portanto, são úteis para desviar da verdade. As palavras-chave também são uma ótima ferramenta para líderes incompetentes, pois mascaram o fato de que o orador “não tem nada a dizer”. 


17. Elas adoram criar laços por desgostos mútuos 


Não nos entenda mal, todos nós amamos um pouco de fofoca. E quem pode negar que falar sujeira com um confidente sobre alguém que você não gosta não é até certo ponto divertido? O que torna a fofoca tão gratificante, porém, é o fato de que, ao fazer isso, você está estabelecendo um relacionamento com outra pessoa. E esse é o tipo de conexão que as pessoas dissimuladas e fofoqueiras vivem procurando construir. 

Na opinião de Dreeke, pessoas não confiáveis usam fofocas como forma de estabelecer uma conexão com você. “Elas sugerem que você é melhor do que as outras pessoas, pois, do contrário, não estariam confiando em sua desaprovação (sobre elas)”, destacou o especialista. “Elas dão a você oportunidades de entrar com sua própria desaprovação contra aquelas pessoas, como se fosse uma forma saudável de vínculo.” 


 16. Elas avançam no relacionamento muito rápido.


É difícil não querer ver como um "um bom sinal" quando o novo parceiro parece querer levar a relação para o próximo nível. Se ele/a pede para conhecer seus pais, já quer planejar uma viagem no próximo fim de semana ou em menos de um mês já tá falando em morar junto, pode parecer que você encontrou a pessoa certa. 

Infelizmente, porém, a verdade geralmente é um pouco mais complexa…  

Na realidade, um parceiro pode estar se movendo tão rápido porque sabe que isso diminui suas defesas. “Muitas vezes”, revelou a psicóloga Nicole Issa ao Bustle, “as pessoas que provavelmente prejudicarão os outros se aproximam rapidamente e de forma intensa na tentativa de promover uma falsa sensação de confiança”. Portanto, se as coisas estão se indo muito depressa, não tenha medo de aplicar os freios. 


15. Elas não aceitam bem as críticas.


A maioria de nós pode ser um pouco sensível às críticas. E como é difícil não ser? Se você investiu seu tempo e esforço em um projeto, pode ser um pouco desmoralizante quando alguém o critica. Mas, embora a crítica para muitos de nós seja uma parte necessária do crescimento pessoal, é uma história completamente diferente para pessoas desonestas. 

De acordo com Dreeke, a sensibilidade à crítica é “um dos traços mais comuns” de indivíduos não confiáveis. E pode ser “perigoso”, pois as pessoas que se tornam defensivas “sentem que, se negarem algo, isso deixa de existir”. Além disso, o psicólogo Dr. Clinton Moore disse ao Bustle que as pessoas desonestas “tendem a derivar seu senso de valor do feedback positivo”, tornando mais fácil para elas bloquear opiniões negativas. 


 14. Elas se tornam agressivas quando desafiadas.


Se você conseguir falar para um mentiroso sobre suas mentiras, não espere que eles levem isso em seu ritmo. Ao contrário das pessoas comuns, as pessoas não confiáveis tendem a ficar irritadas quando confrontadas com a sua desonestidade. Dreeke explicou que pessoas não confiáveis “fazem beicinho. Elas agem de forma agressiva. Elas mudam de assunto. Elas distorcem a 'acusação'.” 

Nesses casos, muitas vezes parece que você fez algo errado. Mas não se engane: é apenas uma fachada para encobrir o fato de que elas foram pegas. “Quando um mentiroso se torna hostil ou defensivo, ele está tentando virar o jogo contra você”, alertou a analista comportamental Dra. Lillian Glass ao conversar com o Business Insider em 2015. 


 13. Elas sempre usam termos absolutos.


“Você nunca termina seu trabalho a tempo.” “Você está sempre atrasado.” “Você não se importa comigo de jeito nenhum.” Declarações formuladas com tanta força quanto essas são muito eficazes para convencê-lo de que o ponto em questão deve ser indiscutível. E por isso, palavras estridentes como “sempre” e “nunca” são um presente para pessoas não confiáveis que querem apresentar suas mentiras como verdade. 

Além disso, a incapacidade de combater esses exageros pode prejudicar informações precisas, de acordo com Dreeke. “Quando os absolutos não são contestados, eles têm uma tendência perversa de renascer como a verdade”, explicou o especialista. Em contraste, palavras como “geralmente” ou “frequentemente” que expressam dúvidas e “suavizam absolutos” podem ser um bom indicador de que o falante pode ser confiável. 


 12. Elas têm um novo grupo de amigos toda semana.


Muitos de nós têm dificuldades em fazer novos amigos, mas as pessoas não confiáveis parecem não ter esse problema. Para elas, encontrar pessoas com quem sair não é problema e muitas vezes parecem ter um amplo círculo de conhecidos. A questão é, porém, que manter os relacionamentos vivos quando você é um mentiroso é um problema. Portanto, sua amabilidade é mais por necessidade do que por escolha. 

“Mas se pessoas desonestas continuam perdendo amigos”, ouvimos você perguntar, “por que elas sempre fazem novos amigos?” Bem, tudo se resume a elas projetarem uma imagem de si mesmas como alguém de quem você gostaria de ser amigo. Conforme descrito pela especialista em linguagem corporal Patti Wood para a Bustle, pessoas desonestas “geralmente são bastante charmosas e boas contadoras de histórias”. 


 11. Elas adoram um debate robusto.


Uma coisa que as pessoas não confiáveis adoram fazer é envolver as pessoas em debates. Mas não debates civilizados e racionais. Em vez disso, guerras de palavras unilaterais que se concentram em ataques de caráter em oposição a disussão de ideias. 

Por isso, envolver uma pessoa desonesta em debates pode ser perigoso porque – como o Direct to the People apontou em 2016 – “elas não têm interesse em uma discussão honesta”. 

De acordo com Dreeke, pessoas não confiáveis ​​recorrem a táticas dissimuladas, como “insinuação” e “jogar com medos” ao discutir. E debates políticos recentes nos mostraram que essas técnicas duvidosas estão por toda parte. “Era uma vez quando você não conseguia uma nota de aprovação em português se se comunicasse assim”, escreveu Dreeke. “Agora, você pode concorrer a um cargo de alto nível.” 


10. O que elas estão dizendo não combina com o tom delas 


Ao longo de sua vida, você aprendeu que a linguagem corporal transmite tanto significado quanto as palavras faladas. Então, quando alguém está franzindo a testa enquanto fala, por exemplo, isso provavelmente é um bom indicador de que a pessoa com quem você está falando tem algo negativo para compartilhar. Os mentirosos, por outro lado, podem estar mais inclinados a sorrir ao contar uma história supostamente infeliz. 

Em geral, as pessoas desonestas transmitem uma emoção pela fala e outra pelo corpo. Pelo menos, essa é a experiência do especialista em inteligência emocional Travis Bradberry, que disse ao Entrepreneur em 2015 que essa desconexão é um sinal revelador de desonestidade. “É fácil mentir com palavras, mas nossos corpos sabem (e mostram) a verdade”, escreveu ele.


 9. Suas expressões faciais parecem erradas 


Uma pessoa desonesta pode achar fácil mentir para você, mas mentir para si mesma é uma questão completamente diferente. E, como tal, indivíduos não confiáveis geralmente exibem maneirismos únicos que mostram o quão doloroso eles realmente acham o ato de mentir. Portanto, aprender a aprimorar essas pistas é uma boa maneira de separar a verdade da ficção. 

Durante seu tempo no FBI, Dreeke identificou uma série de comportamentos que podem indicar a verdadeira natureza de um indivíduo. Estes podem ser um sorriso falso, uma cabeça virada para trás e olhos fixos. “Quando você vê esses sinais, é sábio – e muitas vezes gentil – dar a elas atenção especial sobre por que elas se sentem desconfortáveis”, explicou o analista comportamental. 


 8. Elas desviam a culpa enquanto pedem desculpas 


Claro, pedir desculpas quando você está errado é uma parte vital para manter um relacionamento saudável. E, no entanto, dizer “desculpe” nem sempre é tão fácil quanto parece; envolve assumir seus erros e reconhecer sua própria falibilidade. Talvez seja por isso que pessoas desonestas – que muitas vezes são cegas para suas imperfeições – acham essa tarefa especialmente difícil. 

É certo que pessoas não confiáveis podem dizer que estão arrependidas. Mas elas costumam usá-lo como um prefixo para uma acusação que reformula o destinatário como o verdadeiro vilão. “Isso acontece por medo”, sugeriu Dreeke, “particularmente nos disfarces comuns do medo de arrogância, perfeccionismo ou alguma outra forma de superioridade”. Se você se encontra no lado receptor desse tipo de pedido de desculpas, a sugestão de Dreeke é “desistir enquanto você está à frente”. 


 7. Elas gostam de azedar sua opinião sobre os outros 


Devido à sua natureza superficialmente encantadora, as pessoas desonestas costumam ser muito boas em formar laços com as pessoas. Mas não é suficiente que esses indivíduos não confiáveis considerem você como amigo. Às vezes, esses personagens sem escrúpulos tentarão propositalmente criar uma barreira entre você e seus outros conhecidos apenas por causa disso. 

Uma maneira de pessoas não confiáveis romperem os laços entre amigos é por meio de boatos. E de acordo com especialistas como Moore, “manipulação e fofoca” são ferramentas perfeitas para mentirosos colocarem pessoa contra pessoa. Depois que a poeira baixar acerca desses argumentos, o indivíduo desonesto também pode se encontrar em uma situação mais adequada às suas necessidades. 


 6. Sua linguagem corporal é fechada 


Não importa quão proficiente alguém se torne em mentir, o ato em si sempre deixará essa pessoa desconfortável. Para Bradberry, esse desconforto vem do fato de que “mentir faz com que elas se sintam expostas, vulneráveis e abertas a ataques”. E, como resultado, alguém que está levando você para um passeio pode parecer que está mantendo você à distância de um braço. 

Para ser mais preciso, alguém que está mentindo para você cobrirá as partes mais expostas de seu corpo – como “cabeça, pescoço ou abdômen” – como medida defensiva. Mas mais revelador do que esses gestos é uma cobertura total ou parcial da boca. Como afirmou Bradberry, uma boca coberta representa literalmente um “fechamento da comunicação”. 


5. Seus movimentos e emoções são difíceis de prever 


Certas pessoas parecem mudar diariamente. Um momento, elas não vão te deixar em paz; no próximo, elas nem responderão às suas mensagens. Se você tem um amigo que é tão imprevisível, pode ser um sinal de falta de confiança, de acordo com a conselheira Leah Rockwell. “Comportamentos agressivos ou erráticos são sinais de que alguém [ainda] não descobriu quem é”, disse Rockwell a Bustle. 

De maneira semelhante, pequenas mudanças nas emoções também podem ser uma dádiva. Essa pessoa experimenta mudanças de humor, por exemplo? Elas podem alternar entre estados emocionais opostos em um instante? Alguém que exibe esses comportamentos – na opinião de Wood – provavelmente é propenso ao narcisismo e ao hábito de dizer ou fazer qualquer coisa para sair por cima. 


 4. Elas nunca se esforçam em um relacionamento. 


Uma pessoa com desculpas dirá que os relacionamentos são difíceis. Mas para manter um vínculo saudável, os casais devem trabalhar juntos para entender as necessidades de mudança do outro. Infelizmente, porém, nem todos os parceiros estão interessados em se esforçar, o que leva a uma situação em que um parceiro assume todas as responsabilidades. 

Em muitos casos, uma simples conversa pode restabelecer o equilíbrio. Mas os parceiros que são desonestos, não confiáveis ou controladores podem exibir o que a consultora de relacionamento, Dra. Kelly Campbell, chama de “retirada de demanda”. Em vez de enfrentar o problema, é mais provável que esses indivíduos se retirem “da conversa e [evitem] a discussão”, como Campbell explicou ao My Domaine em 2020. 


 3. Elas projetam todas as suas inseguranças em você. 


Teorizada por ninguém menos que Sigmund Freud, a projeção psicológica é uma condição comum reconhecida na psicanálise. Essencialmente uma forma de autodefesa, esse comportamento é usado como uma maneira de certas pessoas evitarem lidar com seus próprios maus hábitos, ao mesmo tempo em que falam mal de outras pessoas. 

E como já foi observado por autores como Thomas Koulopoulos, é uma técnica comumente utilizada pelos desonestos. 

 “Pessoas que não são confiáveis… têm um hábito incrivelmente consistente de acusar os outros de comportamentos que elas mesmas estão exibindo ou pretendendo”, escreveu ele na Inc., em 2017. Então, se alguém que você conhece está acusando você de algo que você nunca fez, não não leve isso a sério. Provavelmente, elas estão apenas tentando desviar a atenção de suas próprias deficiências. 


 2. Elas não conseguem guardar segredos.


Bem, este é um dado! Se alguém em quem não se pode confiar entrar em sua vida, você não deve, sob nenhuma condição, dizer a eles algo que não quer que mais ninguém ouça. E não, não deveríamos ter que lhe dizer o porquê. Mas como você pode saber se alguém novo pode manter um segredo sem realmente dar-lhe um segredo para revelar? 

Uma maneira de identificar uma pessoa não confiável é ver o quão bem elas mantêm suas próprias informações confidenciais. Essa pessoa descarregou toda a sua bagagem emocional em você quando você a conheceu? Se sim, psicoterapeutas, como a Dra. Laura Dabney, temem que seja um sinal de que elas não têm controle sobre si mesmas e provavelmente não vão ficar de boca fechada. 


 1. Elas mostram pouca ou nenhuma empatia.


Já falamos sobre todos os hábitos e peculiaridades de pessoas não confiáveis. No entanto, uma coisa que não discutimos é por que as pessoas desonestas mentem em primeiro lugar. Para muitos psicólogos, tudo se resume à empatia – algo que muitos de nós damos como certo, mas que falta total ou parcialmente a pessoas não confiáveis. E essa deficiência permite que elas ignorem a dor que suas mentiras causam. 

Isso é parte da razão pela qual deixamos pessoas assim entrarem em nossas vidas. Nas palavras da psiquiatra Judith Orloff, nossa empatia natural torna difícil imaginar alguém sem ela. “Muitas pessoas se relacionam com mentirosos patológicos porque estão tentando encaixar essas pessoas nos padrões  do que significa ser alguém empático”, disse ela a Business Insider, em 2018. 

Conclusão:


De tudo o que você leu, o resumo é o seguinte:

Não confunda gentileza com fraqueza. Porque esses tipos sabem diferenciar as duas coisas muito bem e vão usar e abusar disso com você.



Quer saber mais sobre PESSOAS MANIPULADORAS

Leia meu ebook:


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.   ...

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta e...

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos...