Pular para o conteúdo principal

O que é e quais os sinais do ABUSO EMOCIONAL?




O abuso emocional é um padrão de comportamento em que o agressor insulta, humilha e geralmente inspira 
medo em um indivíduo para controlá-lo. 

A realidade do indivíduo pode ficar distorcida à medida que ele internaliza que o abuso se justificaria em decorrência das suas próprias falhas.

O que é abuso emocional?

Uma ocorrência isolada não se qualifica necessariamente como abuso emocional, mas um padrão de comportamento que cria medo e controle de maneira frequente, sim. 

Esses maus-tratos podem ocorrer em vários contextos interpessoais, incluindo as relações familiares, um relacionamento romântico ou até mesmo as interações  que ocorrem entre patrão e empregado no ambiente profissional.

Pessoas que sofrem abuso emocional podem experimentar dificuldades de curto prazo, como confusão, medo, dificuldade de concentração e baixa confiança, bem como pesadelos, dores físicas e taquicardia. 

As consequências a longo prazo podem incluir ansiedadeinsônia, isolamento social e depressão.

O abuso emocional gira em torno do controle, manipulação, isolamento e comportamento humilhante ou ameaçador. 

Os Sinais de abuso incluem:

• Monitorar e controlar o comportamento de uma pessoa, como com quem ela passa tempo ou como gasta dinheiro. 

• Ameaçar a segurança, propriedade ou entes queridos de uma pessoa

• Isolar uma pessoa de familiares, amigos e conhecidos

• Desmaminar, envergonhar ou humilhar uma pessoa

• Ciúmes, acusações e paranóias em níveis extremos

• Realizar críticas constantes

• Ridícularizar ou provocar alguém constantemente

• Condicionar a aceitação ou o cuidado às escolhas que o outro faz

• Ser impedido para fazer qualquer coisa sozinho

• Frustrar os zombar dos objetivos profissionais ou pessoais do outro

• Deixar o outro sempre inseguro ou se sentindo inútil 

• Gaslighting: fazer o outro duvidar da própria saúde mental e das suas capacidades perceptivas (do que vê, do que ouve, do que lembra e sente).



Você quer saber mais sobre esse comportamento e como o abusador o disfarça nas suas interações do dia-a-dia?


Leia os Ebooks:

         

Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,