Pular para o conteúdo principal

NARCISISMO, o que é, como funciona? [2023]

 


Narcisismo é um termo usado para descrever um distúrbio de personalidade em que uma pessoa tem um senso inflado de auto-importância e uma necessidade constante de admiração e atenção dos outros. O narcisismo pode ser um traço de personalidade normal em graus moderados, mas em excesso, pode levar a problemas em relacionamentos pessoais e profissionais.

Aqui estão 20 dicas para identificar o narcisismo e exemplos de comportamentos narcisistas:

  1. Senso exagerado de auto-importância: Uma pessoa narcisista pode se sentir superior aos outros e acreditar que merece um tratamento especial. Exemplo: "Eu mereço mais respeito do que essas pessoas, eu sou melhor que elas."
  2. Necessidade de admiração: Uma pessoa narcisista pode buscar constantemente a aprovação e elogios dos outros. Exemplo: "Você gostou do meu novo visual? Eu queria que você me dissesse o quão bem eu pareço."
  3. Falta de empatia: Uma pessoa narcisista pode ter dificuldade em reconhecer e entender os sentimentos dos outros. Exemplo: "Não entendo por que você está chateado. Eu não fiz nada de errado."
  4. Exploração dos outros: Uma pessoa narcisista pode usar outras pessoas para seu próprio benefício, sem se preocupar com as consequências. Exemplo: "Eu sei que isso é errado, mas se eu fizer isso, vou conseguir o que quero."
  5. Comportamento egocêntrico: Uma pessoa narcisista pode pensar que o mundo gira em torno dela. Exemplo: "Eu não entendo por que as pessoas não param o que estão fazendo para me dar atenção."
  6. Fantasias de sucesso e poder: Uma pessoa narcisista pode ter fantasias grandiosas sobre sua capacidade e sucesso. Exemplo: "Eu tenho certeza que serei um CEO em breve. Eu sou tão bom no meu trabalho que ninguém pode me parar."
  7. Sentimento de inveja: Uma pessoa narcisista pode sentir inveja dos outros e acreditar que merece o que eles têm. Exemplo: "Por que ele recebeu uma promoção e eu não? Eu sou muito mais talentoso do que ele."
  8. Arrogância: Uma pessoa narcisista pode se comportar com arrogância e acreditar que está sempre certa. Exemplo: "Eu sei que estou certo e você está errado. Não precisa nem tentar me convencer do contrário."
  9. Busca por status e prestígio: Uma pessoa narcisista pode valorizar o status social e as conexões mais do que as relações genuínas. Exemplo: "Eu só quero me associar com pessoas bem-sucedidas e influentes. Eu não me importo com as outras pessoas."
  10. Necessidade de controle: Uma pessoa narcisista pode sentir a necessidade de controlar as situações e as pessoas ao seu redor. Exemplo: "Eu não confio em ninguém além de mim mesmo. Eu preciso estar no comando o tempo todo."
  11. Incapacidade de lidar com críticas: Uma pessoa narcisista pode reagir de maneira defensiva e agressiva a críticas. Exemplo: "Como você ousa criticar meu trabalho? Eu sou muito mais talentoso do que você e não preciso da sua opinião."
  12. Busca por atenção constante: Uma pessoa narcisista pode sentir a necessidade de estar constantemente no centro das atenções. Exemplo: "Eu tenho que estar na frente das câmeras o tempo todo. Eu preciso que as pessoas me vejam e me admirem."
  13. Falta de responsabilidade: Uma pessoa narcisista pode se recusar a assumir a responsabilidade por suas ações ou admitir seus erros. Exemplo: "Não fui eu quem errou, foi o sistema. Eu fiz tudo certo."
  14. Comportamento manipulador: Uma pessoa narcisista pode manipular outras pessoas para conseguir o que deseja. Exemplo: "Eu sei como fazer com que as pessoas façam o que eu quero. É só uma questão de jogar com as emoções delas."
  15. Desprezo pelos outros: Uma pessoa narcisista pode sentir desprezo pelos outros e não valorizar suas opiniões ou sentimentos. Exemplo: "Por que eu deveria me importar com o que essas pessoas pensam? Eles não são nada comparados a mim."
  16. Comportamento competitivo: Uma pessoa narcisista pode ser excessivamente competitiva e querer vencer a todo custo. Exemplo: "Eu tenho que ganhar a qualquer custo. Não posso deixar que alguém seja melhor do que eu."
  17. Falta de autocrítica: Uma pessoa narcisista pode ser incapaz de reconhecer suas falhas e limitações. Exemplo: "Eu não sou perfeito, mas certamente sou melhor do que a maioria das pessoas. Eu não tenho nada a aprender com elas."
  18. Busca por elogios e recompensas: Uma pessoa narcisista pode sentir a necessidade de receber elogios e recompensas constantes para se sentir valorizada. Exemplo: "Eu mereço essa promoção mais do que qualquer outra pessoa. Eu trabalho muito e mereço ser reconhecido."
  19. Incapacidade de se comprometer: Uma pessoa narcisista pode ser incapaz de comprometer e ceder em situações de conflito. Exemplo: "Eu não vou ceder em nada. Eu tenho que ter tudo do meu jeito."
  20. Manipulação emocional: Uma pessoa narcisista pode usar suas emoções para manipular outras pessoas e conseguir o que deseja. Exemplo: "Eu estou muito triste porque você não me deu o que eu queria. Você não me ama de verdade."

Essas são apenas algumas das dicas para identificar o narcisismo em uma pessoa. É importante lembrar que o narcisismo pode variar em intensidade e pode ser tratado por meio de terapia e aconselhamento. 

Se você suspeitar que alguém em sua vida possa ter traços narcisistas, é importante buscar ajuda profissional para lidar com a situação de forma saudável e positiva.


Caso queira saber mais sobre o tema, leia:


41 Sinais e Atitudes Indicadores do ABUSO EMOCIONAL: Na Vida Afetiva, nas Amizades, no Meio Familiar e no Local de Trabalho 


40 Sinais para você identificar (e se livrar) de um Relacionamento ABUSIVO: Quando uma história de AMOR se transforma em um conto de TERROR 

40 Sinais para você Identificar e Excluir da sua vida PESSOASMANIPULADORAS: Narcisistas, psicopatas e pessoas tóxicas em geral não terãomais vez 


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,