Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é GASLIGHTING?



Gaslighting é um termo que tem se tornado popular, mas o que ele realmente significa?

Em sua essência, o gaslighting envolve um indivíduo manipulador que buscar gerar incerteza na mente de um indivíduo ou de grupo específico, levando-o a duvidar de sua própria memória, julgamento ou equiíbrio mental. O abusador, chamado de "gaslighter", utiliza esta técnica para controlar e dominar a vítima.

Gaslighting é frequentemente usado como uma forma de abuso emocional nos relacionamentos, mas também pode ocorrer em outros tipos de relacionamento. Quando persistente, o que geralmente é o caso, pode ser pode destruir o senso de identidade de uma pessoa e causar ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Como Identificar um "gaslighter"

Esse tipo de abusador costuma apresentar certos comportamentos e ter atitudes muito específicas com relação ao seu alvo ou vítima. 

Estes são alguns sinais a serem observados:

  • Eles negam certos eventos ou informações que você sabe serem verdadeiros.
  • Eles manipulam fatos e eventos para confundir você.
  • Eles distorcem suas palavras e fazem você duvidar de sua própria memória.
  • Eles fazem você questionar sua própria sanidade.
  • Eles constantemente culpam você por seus próprios erros ou comportamento.
  • Eles ignoram, menosprezam ou zombam de seus sentimentos.
  • Eles iluminam você na frente dos outros, fazendo você parecer louco ou irracional.
  • Eles usam suas inseguranças, medos ou traumas contra você.
  • Eles manipulam você fazendo-o pensar que você é excessivamente emocional, instável ou sensível.
  • Eles isolam você de amigos, familiares ou sistemas de apoio.
  • Eles mudam de assunto, desviam a culpa ou menosprezam questões sérias.
  • Eles projetam seu próprio comportamento ou emoções negativas em você.
  • Eles levam você a ficar se desculpando ou arrumando desculpas para o comportamento deles.
  • Eles fazem você se sentir como se estivesse "pisando em ovos" (dentro de casa, em encontros sociais ou no trabalho);
  • Eles fazem você se sentir sempre em dúvida sobre cada passo e atitude a tomar;

Efeitos do Gaslighting na vida de uma pessoa:

Quem vive sob esse tipo de abuso costuma ir desenvolvendo ao longo do tempo os seguintes sintomas - e isso é só uma amostra:

  • Dúvida:  A vítima começa a questionar suas próprias memórias, pensamentos e percepções.
  • Confusão : A vítima fica insegura sobre o que é real e o que não é.
  • Ansiedade:  A vítima experimenta níveis aumentados de ansiedade e estresse.
  • Depressão:  A vítima pode desenvolver sintomas de depressão, como sentimentos de tristeza, desesperança e inutilidade.
  • Isolamento:  A vítima pode afastar-se de amigos e familiares, sentindo que não pode confiar em ninguém.
Se você ficou curioso e quiser saber mais sobre Gaslighting, leia o meu ebook:

33 Sinais Que Você Está sofrendo Gaslighting: Aprenda a Identificar e Fugir da Mais Perigosa Tática de Manipulação




Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,