Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para você se livrar da DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

 


A dependência emocional é um problema que afeta muitas pessoas e pode ter um impacto negativo em suas vidas e relacionamentos. Para superar a dependência emocional, é preciso trabalhar em si mesmo e desenvolver habilidades para lidar com as emoções e as relações de forma saudável. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a deixar de ser dependente emocional.

1.Identifique os padrões de comportamento: O primeiro passo para superar a dependência emocional é reconhecer os padrões de comportamento que estão contribuindo para o problema. Isso pode incluir coisas como buscar constantemente a aprovação dos outros ou sentir-se inseguro e carente em um relacionamento.

2.Aprenda a ser independente: Aprenda a ser mais independente e a confiar em si mesmo. Isso pode envolver tomar decisões por si mesmo, fazer as coisas sozinho e aprender a desfrutar da sua própria companhia.

3.Desenvolva hobbies e interesses: Encontre hobbies e interesses que o ajudem a se sentir bem consigo mesmo. Isso pode incluir coisas como exercícios, artesanato, leitura, ou qualquer atividade que o ajude a se sentir bem consigo mesmo.

4.Pratique a autorreflexão: Tire um tempo para se auto-refletir e entender as suas emoções. Isso pode ajudá-lo a identificar o que está causando a dependência emocional e como você pode trabalhar nisso.

Leia Também: Aprenda a SE CONHECER melhor com 7 DICAS

5.Estabeleça limites: Estabeleça limites claros para si mesmo e para os outros. E faça isso desde o início, ao primeiro sinal de desrespeito ou indiferença. Seres humanos são predadores e, como animais inteligentes, facilmente identificam "seres vulneráveis" de quem ele possam tirar vantagem. 

6.Seja mais assertivo: Seja mais assertivo e aprenda a expressar suas necessidades e desejos de forma clara e direta. Caso a pessoa resista. Dê o fora. É o que vai  evitar que a situação escale e você perca o controle. 

7.Cultive a autoestima: Cultive a sua autoestima e aprenda a amar a si mesmo. Isso pode ajudá-lo a desenvolver a confiança e a independência emocional necessárias para ter relacionamentos saudáveis.

8.Busque ajuda profissional: Se a dependência emocional já estiver afetando significativamente a sua vida e bem-estar, busque ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para superar a dependência emocional. Se não conhecer nenhum, procure on-line algum perto de você.

9.Crie uma rede de apoio: Crie uma rede de apoio com amigos e familiares que o ajudem a se sentir bem consigo mesmo. Uma rede de amigos é imprescindível para que você tenha clareza e força para sair do cativeiro.

10.Seja paciente: Lembre-se de que superar a dependência emocional é um processo e pode levar tempo. Não se desanime se houver contratempos ao longo do caminho. O ideal é não se deixar arrastar para outro relacionamento sem ter se curado.

A dependência emocional pode ser um problema difícil de superar, mas com trabalho duro e dedicação, é possível desenvolver a independência emocional necessária para ter relacionamentos saudáveis e satisfatórios. Lembre-se de que isso é um processo e seja gentil consigo mesmo durante o processo de mudança.

Caso queira se aprofundar, aprender como identificar abusadores e desenvolver uma personalidade e uma vida mais independente e autônoma, leia os ebooks abaixo:

 

    

Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,