Pular para o conteúdo principal

Por que ser BONZINHO nem é bom? [Dicas de Superação + Ebook]



Ser uma pessoa boazinha parece algo positivo, mas pode levar a comportamentos prejudiciais e até mesmo à infelicidade. 

Algumas pessoas se esforçam para agradar os outros a qualquer custo, ignorando suas próprias necessidades e limites. Outros são boazinhos porque têm medo da rejeição ou de conflito

Neste post, examinamos por que as pessoas são boazinhas e fornecemos algumas estratégias para superar esse comportamento.


Por que as pessoas são boazinhas?

Medo da rejeição: 

Muitas vezes, as pessoas são boazinhas porque têm medo da rejeição. Elas acreditam que, se não forem boazinhas, as pessoas não as aceitarão. E então passam a viver fazendo tudo para não serem jogadas fora. O que elas não percebem é que, quando o ser humano vê que outro não se respeita, ele o despreza e passa a tratá-lo como um ser inferior, não mais humano igual a ele.

Necessidade de validação: 

Algumas pessoas acreditam que ser boazinha é a melhor maneira de obter validação e aprovação dos outros. Pelo fato de termos aprendido que a nossa vida depende da aprovação dos outros, nós buscamos nos adaptar fazendo tudo o que eles querem para sermos queridos e amados.

Leia também: O que é Autossabotagem e como Evitá-la?

Evitar conflitos: 

Outras pessoas preferem ser boazinhas para evitarem conflitos. Elas evitam dizer "não" porque temem que isso possa levar a uma discussão ou a uma ruptura na relação. Algumas pessoas agem assim por tanto tempo que acumulam muita raiva, e passam a temer se  manifestarem com receio de explodirem numa fúria incontrolável e que poderá lhes gerar mais problemas ainda (tipo aquelas pessoas que sofreram bullying numa escola, e um dia arrumam uma arma de fogo, voltam ao local onde eram constantemente humilhadas e atiram em todo mundo). 

Dependência em geral: 

Muita gente, por uma série de fatores incotroláveis em algum momento, vivem na dependência afetiva, emocional material e intelectual de outras. Então, como não veem como se emancipar se submetem a todo tipo de abusos e humilhações (Ex: se uma pessoa é insegura demais e não tem boa formação esclar, pode achar que precisa ficar presa a um casamento para garantir atenção e ter o que comer).

Como deixar de ser uma pessoa "boazinha"?

Conheça seus próprios limites: É importante saber seus próprios limites e não comprometê-los. Aprenda a dizer "não" e a não se sobrecarregar de responsabilidades.

Coloque suas necessidades em primeiro lugar: Para ser feliz e bem-sucedida(o), é importante colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar. Cuide de si mesma(o) e não negligencie suas próprias necessidades.

Aceite a possibilidade de conflito: Conflitos são inevitáveis em qualquer relacionamento. Não tenha medo de expressar suas opiniões e lidar com conflitos de forma construtiva.

Esteja ciente de suas motivações: Pergunte-se por que você está sendo boazinha. Se estiver fazendo isso apenas para obter aprovação ou validação, repense suas motivações.

Seja autêntico: Não tenha medo de ser você mesma(o). Seja autêntica(o) e não tenha medo de ser honesta(o) consigo mesma(o) e com os outros.

Claro que muitas dessas dicas são mais fáceis de se dar do que de praticá-las. 

Como "ser autêntico", dizer o que pensa e fazer o que se quer, quando você depende demais dos outros ou nem sabe por que se comporta desse jeito?

Como "colocar priorizar as suas necessidades" se você não têm autonomia emocional e intelectual para dar esse passo?

Para isso, eu propus um conjunto de estratégias que, se empregadas com tato e disciplina podem fazer com que você com o tempo se liberte da necessidade de querer agradar os outros. 

E eu explico tim-tim por tim-tim, no ebook abaixo:


Comentários

Mais lidos:

5 características da pessoa expansiva

Olá, pessoal! Expandir: crescer e transcender        Como age uma pessoa autoconsciente e expansiva?  Como a lguém que não quer apenas existir, mas viver plenamente, se comporta no cotidiano ?  Como é viver mais  feliz por que você está seguindo a sua própria rota de vida?          Digamos que você seja alguém que já tenha conseguido escapar dos  limites paralisantes da zona de conforto , como é possível identificar que você está vivendo naquilo que vamos chamar aqui de  "modo expansão" ?         A mentalidade expansiva produz uma maneira de ser, agir e reagir inconfundíveis. Podemos dizer que se torna um estilo de vida .         A pessoa conscientemente expansiva nunca está parada, instalada. Ela já se  conscientizou que, devido à nossa tendência  natural ao comodismo , nunca estamos nos  esforçando o suficiente.         Viver no modo expansão é sentir a todo momento uma inquietação interior que pode ser expressa numa pergunta:        "O que ain

10 razões para não virar AMANTE [2020]

Olá, pessoal!         "Se tem uma pessoa que sabe o que é mágoa, dor e decepção, esse alguém sou eu. Mas eu continuei lutando para me tornar e melhor versão de mim mesma e superar quaisquer que fossem os obstáculos à minha frente. Por muitos anos eu achava que estava presa numa infelicidade da qual eu jamais sairia, todavia eu descobri que isso era uma falsa crença. Me dei conta de que tinha o poder para mudar a minha vida e criar um novo futuro, e é exatamente o que estou fazendo. Antes tarde do que nunca."         A declaração acima é de Carrie L. Burns , autora do post que trazemos para vocês nesta semana.  Carrie L. Burns: não seja uma amante        Carrie sofreu  abuso sexual  durante seis anos por parte de um vizinho pedófilo. E isso a fez ter muita raiva de tudo e todos. Isso e muito mais ela conta  nesse texto .        Viver depois disso, nos conta ela, era uma luta diária, devido à sensação de "vazio" e de "desespero" em

Os 10 benefícios do Autoconhecimento [2020]

Olá, pessoal!        Autoconhecimento pode ser definido como o processo pelo qual alguém,  a partir da investigação dos seus gostos, limitações,  limitações,  ações e reações emocionais, conhece a  si mesmo .        Se conhecer não é um luxo, mas uma estratégia que todos desejam aprender mais sobre si e desenvolver como suas relações com os outros.         Mas como responder de maneira objetiva e exemplar a alguém para convencê-lo de que ir por esse caminho traz realmente vantagens no dia-a-dia?          Para destrinchar isso, vamos listar os que consideramos serem os 10 benefícios do autoconhecimento .  1) Se expressará melhor                  Se viver é comunicar, precisamos fazer isso de maneira adequada. Mas como falar daquilo (no caso, daquele) que não conhecemos: nós mesmos?        O primeiro benefício do autoconhecimento é facilitado o contato com a realidade pessoal.         Uma vez conectado com quem e tudo o que somos,